Será sempre necessário ver o nível de óleo do câmbio automático do SUV compacto
texto Felipe Salomão fotos Revista O Mecânico, Mecânico Pro e Hyundai/Divulgação
O Hyundai Creta é um sucesso de vendas desde o seu lançamento. No Creta e do HB20 há vários modelos com motor 1.6 aspirado e transmissão automática de seis marchas A6GF1-6.
A verificação do nível de óleo do câmbio automático A6GF1-6 no Hyundai Creta 1.6, que foi lançado em 2016, não é exigida durante as manutenções periódicas, exceto quando há vazamento de óleo. Caso haja reparos, é necessário realizar a verificação após a conclusão dos serviços. Ao verificar o nível, é importante evitar a entrada de poeira ou materiais estranhos no orifício de enchimento.
Na troca do óleo, é possível remover cerca de 5 litros de um total de 7,3 litros. A diferença de 2,3 litros permanece retida no Conversor de Torque e em circuitos internos. O fluido recomendado é o ATF SP IV. A troca deve ser realizada com o câmbio aquecido entre 50 e 60ºC.
Procedimento para Controle de Nível:
1) Remover o Bujão de Enchimento “A”.
2) Adicionar 700 ml de fluido ATF SP IV.
3) Ligar o motor sem pisar no freio e no acelerador simultaneamente.
4) Utilizar um Scanner para confirmar que a temperatura do óleo da transmissão está entre 50 e 60°C.
5) Mudar a alavanca de seleção lentamente entre “P” e “D” e repetir o processo mais uma vez com o motor em marcha lenta, mantendo cada posição por pelo menos 2 segundos.
6) Levantar o veículo e remover a proteção inferior do cofre do motor.
7) Remover o plugue de verificação do nível ATF “B” da tampa do corpo da válvula, mantendo o veículo no nível do solo.
Duas situações podem ocorrer durante o controle de nível:
Excesso de Fluido: Se a quantidade de óleo drenado exceder 900 ml.
Falta de Fluido: Se nada sair pelo Bujão de Nível.
8) Se o fluido sair do Bujão de Nível em fluxo contínuo fino, o nível está normal. Após, substituir o anel de vedação e apertar o bujão de controle do nível de fluido no sentido horário até travar. Dica: Caso o óleo não escorra após os procedimentos, inspecionar o conjunto da transmissão automática.
9) Recolocar a proteção inferior do cofre do motor.
10) Realizar um teste de rodagem para verificar o engate correto das marchas e garantir que não há defeitos registrados na memória da unidade de controle da caixa automática.
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