Componente ajuda a dissipar o calor extra gerado pela sobrealimentação
Com duas válvulas termostáticas e turbocompressor, o motor 1.4 TFSI que equipou certas versões do Q3 possui uma bomba d’água elétrica auxiliar, além da bomba principal, ajudando a manter a temperatura do motor controlada. Assim, para ajudar na hora da manutenção, a revista O Mecânico exibe o diagnóstico de problemas nesse componente.
O motor 1.4 TFSI que equipou o Q3 de 2015 a 2022 é da família EA211 do grupo VW/Audi, que no SUV desenvolvia 150 cv e 25,5 kgfm. O procedimento apresentado é válido para os veículos que tenha código de motor CWLA e ECU MED 17.5.25.
Para iniciar o diagnóstico, meça os sinais nos pinos do conector da bomba d’água auxiliar, medindo também o valor do sinal PWM nas condições de 20° C e 100° C do líquido de arrefecimento e a resistência elétrica, comparando os valores obtidos com os valores de referência, conforme imagem abaixo.
Também, trocar a bomba d’água auxiliar quando ela apresentar problemas é essencial para não sobrecarregar o sistema de arrefecimento do veículo, visto que superaquecimentos podem diminuir a durabilidade do motor.
The post Bomba d’água auxiliar linha Audi Q3 1.4 TFSI: como diagnosticar? appeared first on Revista O Mecânico.
Bomba d’água auxiliar linha Audi Q3 1.4 TFSI: como diagnosticar? Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
Nenhum comentário:
Postar um comentário