N67 Etanol e CURSOR 13 Etanol estarão no espaço da Case IH, enquanto CURSOR 11 Reman e N67 serão exibidos pela Tracan/TMA

A FPT Industrial apresenta na Agrishow 2025 motores com uma abordagem focada em combustíveis como etanol, alternativa limpa e econômica, e a remanufatura de motores. De 28 de abril a 2 de maio, em Ribeirão Preto (SP), os visitantes poderão conhecer os motores N67 Etanol e CURSOR 13 Etanol, junto à Case IH, e os motores CURSOR 11 Reman e N67, no espaço da Tracan/TMA.
Como parte da sua estratégia para descarbonização e geração de fontes de energia renováveis no Brasil e na América Latina, a FPT Industrial confirmou recentemente investimentos de R$ 127 milhões em Pesquisa e Desenvolvimento de novas tecnologias de propulsão, no período de 2024 a 2028.
Motores a etanol para FPT
Na América Latina, a FPT Industrial entende que a solução para a descarbonização começa por tecnologias adequadas ao grande potencial em biocombustíveis da região. Dentro dessa estratégia, a marca desenvolveu, em parceria com a CNH, os motores N67 Etanol e CURSOR 13 Etanol com Ciclo Otto, com conceito semelhante ao de carros flex. Entre os benefícios do uso do etanol estão o fato de ser um combustível renovável, que reduz as emissões de gases de efeito estufa em até 90% em relação aos combustíveis fósseis, além de proporcionar redução de custos operacionais com transporte e logística e ter menos oscilações de preços, em relação aos derivados do petróleo.
A primeira fase do projeto, com o motor CURSOR 13 Etanol, foi apresentada durante a Agrishow 2024. O motor seguiu para testes de bancada e foi introduzido em uma colhedora de duas linhas da série Austoft 9000, da Case IH, para ser levado para o campo, em uma usina de cana-de-açúcar. Os resultados foram positivos e a máquina voltará a campo no início da próxima colheita. Completando o ciclo produtivo, o motor N67 Etanol será aplicado no trator Case IH Puma 230, que atua no apoio da colheita.

“O etanol é um combustível sustentável, já conhecido do Brasil, grande produtor mundial, e de fácil investimento por parte do produtor rural, com grande demanda da indústria sucroalcooleira. A apresentação dos motores a etanol abre caminho para um portfólio de máquinas movidas pelo combustível”, aponta Alexandre Xavier, diretor de Engenharia da FPT Industrial para a América Latina. “A FPT Industrial desenvolveu motores próprios para funcionar com o combustível. A receita de ter motores ciclo Otto é um grande diferencial em relação a outros motores do mercado. Não são motores diesel adaptados. Tratam-se de novos desenvolvimentos que consideram as especificidades do etanol”, acrescenta.
N67 da família NEF
De acordo com a FPT Industiral, o motor N67, da família NEF, proporciona densidade de potência, torque em baixas rotações e disponibilidade com o menor custo de operação. Projetada para os propósitos de equipamentos agrícolas de médio porte, a motorização conta com diferentes opções de personalização, de acordo com as necessidades do cliente.
Desde 2001, já foram produzidos mais de 2 milhões de motores desta família. A Família NEF é aplicada em diferentes finalidades, seja agrícola, rodoviária, marítima e de geração de energia.

Reman FPT Industrial
Dentro do conceito de lifecycle thinking do Iveco Group, em que os recursos são utilizados integralmente pelo maior tempo possível, o Original Reman FPT oferece uma ampla gama de remanufatura, que inclui os motores F1A, F1C, N67, CURSOR 11 e CURSOR 13, turbos compressores, cabeçotes, bicos injetores e bombas de alta pressão.
O motor Reman traz de volta a vida inicial do motor, reestabelecendo aspectos de originalidade de potência, consumo de combustível e consumo de óleo lubrificante, garantindo a disponibilidade do veículo. Em todo o mundo, a FPT Industrial remanufatura 12.000 motores e transmissões e 22.000 peças de reposição anualmente.
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