Especificações de torque devem ser seguidas para permitir uma manutenção adequada
Usar a especificação de torque adequada na hora do aperto dos componentes do motor é fundamental para aumentar a durabilidade e garantir um correto funcionamento do conjunto. Dessa forma, a revista O Mecânico mostra o procedimento de aperto dos principais componentes do motor do Chevrolet Cruze e Tracker 1.4.
Com 153 cv de potência máxima e 24,5 kgfm de torque máximo, o motor 1.4 da família Ecotec que começou a equipar o Cruze e o Tracker em 2016 tem turbocompressor, injeção direta e variação no comando de válvulas. Os valores de torque e procedimentos apresentados são válidos para esse propulsor.
Principais componentes
Cabeçote: o aperto dos parafusos é feito em duas etapas seguindo a ordem da imagem abaixo, sendo que a primeira é de 30 Nm enquanto a segunda é de 240°.
Polia do virabrequim: feito em duas etapas, com 100 Nm na primeira e 180° na segunda.
Parafuso do variador de fase do comando: deve ser feito um aperto de 20 Nm e depois 90°.
Capas de biela: cada capa de biela deve ser apertada em duas fases, com 25 Nm na primeira e 75° na segunda.
Capas de mancal: também em duas etapas, são 15 Nm na primeira etapa e 180° na segunda.
Bomba de vácuo: nesse componente o aperto dos parafusos é feito em três etapas, de 15 Nm, depois 25 Nm e para finalizar mais 60°.
Cárter de óleo inferior: os parafusos devem ser apertados em duas fases, com 5 Nm e depois 10 Nm.
Demais componentes
Capa do comando de válvulas: 12 Nm
Tampa de válvulas e coletor de admissão: 15 Nm
Cárter de óleo superior, bomba de óleo e guia das correntes: 10 Nm
Bujão de drenagem do cárter, sensor de detonação e bomba d’água: 25 Nm
Velas: 17 Nm
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