terça-feira, 15 de abril de 2025

Veja como identificar sistemas com problemas através de vazamentos

Analisar coloração dos fluidos pode facilitar diagnóstico de defeitos

A identificação dos sistemas afetados por vazamentos é essencial para reduzir os custos de manutenção futuros. Além disso, saber o tipo de fluido que está vazando permite uma intervenção direcionada para o sistema em questão. Assim, a revista O Mecânico exibe as principais dicas para fazer essa análise, com o intuito de auxiliar na hora do diagnóstico.

Começando pelo fluido de freio, ele normalmente tem coloração transparente ou amarelada quando é novo, sendo que escurece com o tempo. Vazamentos desse tipo geralmente apresentam uma coloração entre marrom-claro e marrom-escuro. As causas mais comuns incluem danos em linhas de freio, conexões rompidas ou falhas no cilindro mestre. Como o sistema de freio é diretamente ligado à segurança do veículo, qualquer vazamento nele deve ser tratado rapidamente para evitar redução na capacidade de frenagem.

Já o fluido de transmissão automática varia entre tons de vermelho e marrom. O fluido novo apresenta coloração vermelho-vivo, enquanto o fluido usado tende a escurecer. Os vazamentos normalmente ocorrerem em vedações, juntas ou no cárter da transmissão. Rodar com um nível de fluido insuficiente pode gerar sinais como trancos nas trocas de marchas, atraso nas mudanças ou ruídos anormais. Por isso, a recomendação é verificar o sistema quando existirem indícios de fluido avermelhado.

O óleo do motor, por sua vez, pode variar de um tom dourado, quando está novo, ao preto, conforme o tempo de uso. Vazamentos do lubrificante geralmente ocorrem no bujão do cárter, juntas de tampa de válvulas, juntas do cárter ou retentores do virabrequim. A perda de óleo compromete a lubrificação, aumentando o atrito e o calor nos componentes internos, o que pode levar a danos severos no motor. A coloração dos vazamentos de óleo lubrificante costuma tender do marrom ao preto.

Fluido com a maior variação de cores disponíveis, o líquido de arrefecimento costuma ser verde, rosa, azul ou laranja, e é fundamental para manter a temperatura do motor dentro do especificado. Os vazamentos nesse sistema costumam ser derivados do radiador, mangueiras ou bombas d’água. É fundamental verificar o nível desse fluido, para evitar superaquecimentos e danos ao motor.

líquido de arrefecimento

Por fim, é essencial que o mecânico identifique corretamente os sistemas com vazamentos, para prevenir danos mais severos e até riscos à segurança dos ocupantes.

 

The post Veja como identificar sistemas com problemas através de vazamentos appeared first on Revista O Mecânico.


Veja como identificar sistemas com problemas através de vazamentos Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário