terça-feira, 1 de abril de 2025

Aperto dos componentes do motor 2.0 à gasolina do Hyundai Tucson: como fazer

Componentes que recebem o torque adequado funcionam seguindo as especificações da fabricante e melhoram a durabilidade do motor

 

Para assegurar uma maior vida útil do motor, é fundamental aplicar o torque de aperto adequada em seus componentes na hora da manutenção. Pensando nisso, a revista O Mecânico apresenta os valores e instruções para a manutenção do motor 2.0 à gasolina do Hyundai Tucson, para auxiliar o mecânico.

O motor 2.0 que equipa o Tucson à gasolina, de 2004 a 2012, tem código G4CG e potência de 142 cv e 18,8 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro velocidades. Os valores apresentados de torque das peças são válidos para os veículos vendidos de 2004 a 2012 com esse motor.

 

Procedimento de aperto

 

Cabeçote: para os parafusos M10, a sequência de aperto é feita em três etapas, sempre do parafuso 1 ao 10 conforme a imagem abaixo. A primeira etapa tem torque de 25 Nm. Já na segunda e terceira etapas o torque é angular, de 65° em cada. Nos parafusos M12 o procedimento é o mesmo, mudando apenas o torque da primeira etapa, que deve ser de 30 Nm.

Mancais do virabrequim: os parafusos são apertados em duas etapas, a primeira de 30 Nm e depois 62°.

Capas de biela: para realizar o aperto dos parafusos das capas de biela, é necessário aplicar primeiro 25 Nm, seguido de torque de 53 Nm para finalizar.

 

Demais componentes

 

Tampa de válvulas: 9 Nm

Parafusos do cárter: 11 Nm

Platô de embreagem: 18 Nm

Coletor de admissão: 21 Nm

Bomba de óleo: 23 Nm

Bomba d’água: 24 Nm

Parafuso do tensionador da correia de distribuição: 26 Nm

Bujão de drenagem do cárter: 42 Nm

Parafuso do rolamento guia da correia de distribuição: 49 Nm

Coletor de escape: 49 Nm

Polia do comando: 110 Nm

Volante do motor: 125 Nm

Polia do virabrequim: 175 Nm

Também, sempre que for preciso retirar os parafusos do cabeçote, é aconselhável substituí-los por novos, visto que eles sofrem deformações plásticas ao serem apertados com o torque especificado e não devem ser reutilizados.

Mecânico Pro

 

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