sexta-feira, 4 de abril de 2025

Entenda as diferentes tecnologias das baterias de 12V

Cada tipo construtivo é adequado para diferentes aplicações

Responsáveis por armazenar a energia que será fornecida para os sistemas elétricos do veículo, as baterias de 12V atualmente contam com diversas tecnologias desenvolvidas para atender às necessidades específicas de diferentes tipos de automóveis. Entre as principais, temos as baterias SLI, EFB, AGM e de íons de lítio, cada uma com características estruturais e funcionais distintas. Dessa forma, para ajudar a esclarecer as dúvidas, a revista O Mecânico exibe os detalhes construtivos e aplicações de cada uma delas.

Começando com as baterias do tipo SLI (Starting, Lighting and Ignition – Partida, Iluminação e Ignição), elas normalmente são utilizadas em veículos de combustão interna convencionais, sendo compostas por placas de chumbo imersas em eletrólito líquido, e tendo como função principal o fornecimento de energia elétrica para à partida do motor e alimentação dos sistemas elétricos básicos.

Já as baterias EFB (Enhanced Flooded Battery – Bateria Imersa Aprimorada) são uma evolução das SLI, com placas reforçadas e aditivos no eletrólito para maior resistência a ciclos de carga e descarga, ideais para veículos com sistemas start-stop convencionais.

As baterias AGM (Absorbent Glass Mat – Tapete de Vidro Absorvente), por sua vez, representam uma tecnologia mais avançada, na qual o eletrólito é absorvido em separadores de fibra de vidro, permitindo uma estrutura selada e sem manutenção. Isso confere à bateria maior resistência a vibrações, ciclos profundos de descarga e recarga, além de maior eficiência em veículos com elevada demanda elétrica ou sistemas start-stop avançados. A construção interna da AGM também favorece uma menor resistência interna, proporcionando maior capacidade de fornecimento de corrente em picos de demanda, como na hora da partida do motor. Essa tecnologia é frequentemente aplicada em veículos premium e em híbridos leves (MHEV).

Tecnologia mais recente, as baterias de íons de lítio de 12V são compostas por quatro células conectadas em série, totalizando cerca de 12,8V. Cada célula, normalmente, possui ânodo de grafite, cátodo de fosfato de ferro-lítio, separador microporoso e eletrólito orgânico com sais de lítio. As células são gerenciadas por um sistema BMS (Battery Management System – Sistema de Gerenciamento de Bateria), que controla tensão, temperatura e carregamento. Essa construção oferece alta densidade energética, baixo peso e longa vida útil, mas com custo elevado.

Em relação as vantagens e desvantagens de cada tipo de bateria, as do tipo SLI são de menor custo e são encontradas mais facilmente, porém possuem baixa resistência a um ciclo mais exigente de cargas e descargas. As baterias EFB oferecem um bom equilíbrio entre custo e desempenho, com durabilidade superior e maior capacidade de ciclos em relação às SLI.

Já as do tipo AGM, embora mais caras, apresentam desempenho melhor ainda em ciclos de carga e descarga, maior densidade energética e menor manutenção, sendo ideais para veículos com muitos consumidores elétricos e sistemas start-stop avançados. Por fim, as baterias de íons de lítio, ainda não amplamente utilizadas em veículos de combustão, somente em veículos mais premium, como o Porsche Cayenne, oferecem altíssima densidade energética, baixo peso e a maior capacidade de ciclos de carregamento, porém requerem sistemas de gerenciamento BMS complexos, além de terem custo muito elevado.

No que diz respeito às aplicações, a escolha do tipo de bateria pela fabricante do veículo depende diretamente das características de arquitetura elétrica de cada modelo, além de seu perfil de uso. Veículos à combustão convencionais com sistemas elétricos simples utilizam predominantemente SLI ou EFB, dependendo da presença de sistemas start-stop. Já os automóveis equipados com múltiplos sistemas auxiliares, sistemas regenerativos de energia e alternadores inteligentes tendem a empregar baterias AGM. Em veículos elétricos e híbridos plug-in, predominam as baterias de íons de lítio.

Dessa forma, as baterias de 12V evoluíram ao longo do tempo e atualmente oferecem diversas opções de construção. Assim, de acordo com os requisitos do veículo, um tipo específico de bateria deve ser utilizado, visto que usar um tipo inferior pode acarretar problemas como desgaste precoce e danos no sistema elétrico. Por fim, o ideal é sempre seguir a recomendação constante do manual do veículo, para garantir que as especificações originais do projeto sejam atendidas.

 

The post Entenda as diferentes tecnologias das baterias de 12V appeared first on Revista O Mecânico.


Entenda as diferentes tecnologias das baterias de 12V Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário