quarta-feira, 2 de abril de 2025

Como fazer o diagnóstico das bobinas de ignição – BMW 116i 1.6 N13B16

Motor 1.6 com turbocompressor costuma apresentar falhas prematuras das bobinas de ignição

Conforme as bobinas de ignição chegam no final de sua vida útil elas apresentam alguns sintomas, como falhas de ignição e mal funcionamento do motor. Assim, com a finalidade de auxiliar o mecânico na análise das bobinas de ignição do BMW 116i, a revista O Mecânico exibe o seu procedimento de diagnóstico.

Os valores e procedimentos apresentados são válidos para o motor 1.6 turbocomprimido de quatro cilindros que equipou o 116i entre 2012 e 2015. Esse propulsor tem o código N13B16, e desenvolvia 136 cv de potência e 22,43 kgfm de torque. No Brasil, a única opção de câmbio era um automático de oito marchas, acoplado por um conversor de torque.

Para iniciar o procedimento de diagnóstico, primeiro deve ser verificada a tensão no pino 3 das bobinas, cujo valor deve ficar entre 11 e 13V. Depois, cheque a resistência elétrica entre os pinos 1 e 3, cujo valor deve ficar entre 0,6 e 0,8 Ω na temperatura de 20 °C. Também, verifique a tensão do primário no pino 1, conforme imagem abaixo.

 

Por fim, analise a continuidade entre as conexões dos pinos da bobina com a ECU do motor, procurando por alguma ruptura, por oxidações ou danos. A numeração dos pinos de conexão está listada na imagem abaixo, para as quatro bobinas do motor.

 

 

Dessa maneira, é possível ter a certeza de que as falhas de ignição estão relacionadas com as bobinas ou se são outros componentes que apresentam problemas. Assim, as trocas de peças podem ser realizadas de maneira mais assertiva, economizando tempo e dinheiro.

Mecânico Pro

 

The post Como fazer o diagnóstico das bobinas de ignição – BMW 116i 1.6 N13B16 appeared first on Revista O Mecânico.


Como fazer o diagnóstico das bobinas de ignição – BMW 116i 1.6 N13B16 Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário