quinta-feira, 17 de abril de 2025

Motor de partida com defeito? Veja como fazer o diagnóstico

Sintomas de defeitos nesse componente podem ser confundidos com os sintomas de uma bateria ruim

Componente que permite o arranque do motor à combustão, o motor de partida pode apresentar problemas com o uso e o passar do tempo. Assim, a revista O Mecânico mostra como diagnosticar problemas nesse componente, além de dicas para diferenciar defeitos na bateria de defeitos no motor de arranque.

O motor de partida consiste em um motor elétrico que é alimentado pela bateria do veículo quando a chave é girada. A sua principal função é ligar o motor de combustão interna, girando o volante do motor e permitindo a partida.

No diagnóstico, um dos jeitos mais rápidos para ver se existem defeitos é olhar os códigos de falha com scanner, que costumam ser P0615, P0616 ou P0617. Entretanto, pode ser que os códigos DTC não sejam gerados, necessitando de outras análises.

Outro indicativo é um ruído de “clique” ao girar a chave de ignição, geralmente associado à falha do relé ou do próprio motor de partida. Além disso, fique atento se o motor gira muito lentamente, visto que isso pode demonstrar dificuldade no acionamento mecânico pelo motor de partida.

Em certas situações, é possível observar fumaça proveniente do motor de arranque durante a tentativa de partida, que sinaliza um sinal de superaquecimento do sistema elétrico associado ao componente, possivelmente devido a curto-circuito ou sobrecarga.

Para diferenciar falhas no motor de partida de problemas relacionados à bateria, o primeiro passo é verificar a tensão da bateria com multímetro, para ver se ela possui carga suficiente para dar a partida. Também, é importante ver os sintomas de uma bateria com defeitos, como partida demorada ou ausência de luzes indicadoras ao girar a chave.

Para prevenir falhas prematuras no motor de partida, é fundamental que a bateria esteja sempre em boas condições quanto à tensão e capacidade de carga, pois uma bateria fraca sobrecarrega o motor de partida, acelerando seu desgaste. Também, é preciso resolver vazamentos de óleo do motor e da transmissão o quanto antes, visto que quando o motor de partida é exposto a fluidos, seus componentes internos e conexões elétricas podem ficar oxidados e serem corroídos.

 

The post Motor de partida com defeito? Veja como fazer o diagnóstico appeared first on Revista O Mecânico.


Motor de partida com defeito? Veja como fazer o diagnóstico Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário