Falhas no componente podem afetar consumo e desempenho do veículo
O sensor MAP é um componente essencial da injeção eletrônica, que mede a pressão absoluta no coletor de admissão e manda essa informação à ECU, que a utiliza para calcular a quantidade de combustível a ser injetada e o tempo de ignição. Assim, para ajudar a identificar problemas nesse sensor, a revista O Mecânico mostra os principais procedimentos de diagnóstico.
O funcionamento do sensor MAP (Manifold Absolute Pressure – Pressão Absoluta do Coletor) se baseia na conversão da pressão do coletor de admissão em um valor de tensão elétrica proporcional à pressão. Esse valor é utilizado para o cálculo da massa de ar admitida no motor, ajudando a definir a quantidade de combustível e outros parâmetros necessários para uma queima ideal.
Antes de iniciar o diagnóstico, alguns sinais no veículo podem dar indícios de problemas no sensor MAP, como dificuldade de partida, normalmente com o motor quente, aumento do consumo de combustível, diminuição de potência, falhas na aceleração, luz de injeção acesa, funcionamento irregular na marcha lenta, motor “morrendo”, entre outros.
Para iniciar o diagnóstico, o primeiro passo é verificar se existem códigos de falhas relacionados ao sensor MAP, o que facilita a identificação de problemas. Os principais DTCs relacionados a problemas nesse componente são P0105, P0106, P0107, P0108 e P0109. Entretanto, em alguns casos, o código de falha pode não aparecer ou gerar outro número.
Outro passo importante é acessar os dados de pressão do coletor em tempo real do veículo em teste com scanner, comparando os valores obtidos com os valores de um teste manual do coletor de admissão com uma bomba de vácuo, por exemplo. Dessa forma será possível identificar se a variação no valor de pressão é derivada de problemas no sensor ou problemas de entradas falsas de ar no coletor, por exemplo.
Também, meça a tensão elétrica do sinal gerado pelo sensor MAP, que na maioria dos veículos varia de 0.5V em marcha lenta a 4,5V em aceleração plena. Ademais, verifique se existem trincas na carcaça do sensor, se as conexões do coletor de admissão apresentam rachaduras, obstruções ou desconexões e examine o conector elétrico e o chicote do sensor quanto a sinais de oxidação ou fios rompidos.
Por fim, é recomendável que o mecânico efetue um diagnóstico abrangente do sensor MAP, para evitar a troca desnecessária do componente, o que economiza tempo e diminui os gastos com a manutenção.
The post Sensor MAP com defeito: veja como diagnosticar e resolver o problema appeared first on Revista O Mecânico.
Sensor MAP com defeito: veja como diagnosticar e resolver o problema Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
Nenhum comentário:
Postar um comentário