quinta-feira, 5 de junho de 2025

Como testar o sensor de rotação da roda – Kia Cerato 1.6

Peça informa velocidade da roda para a ECU do veículo

O sinal enviado pelos sensores de rotação da roda serve como base para o cálculo que aciona o sistema ABS durante uma frenagem, informando a rotação das rodas do veículo a ECU. Dessa forma, para ajudar no diagnóstico desse componente que influencia na segurança, a revista o Mecânico mostra como analisar o sensor de rotação da roda para o Kia Cerato com motor 1.6.

Os procedimentos apresentados são válidos para os veículos fabricados de 2006 a 2009, que eram equipados com motor 1.6 aspirado de quatro cilindros e potência máxima de 121 cv com torque de 15,6 kgfm.

Para iniciar o diagnóstico, o primeiro passo é verificar danos físicos no componente e nas conexões elétricas, procurando por rupturas, oxidações ou curtos-circuitos. Depois, é necessário medir a resistência elétrica entre o pino 1 e o pino 2 do sensor de rotação, conforme imagem abaixo, que deve ser de 0,5 a 3 kΏ.

Depois, é preciso analisar o sinal gerado pelo sensor de rotação de roda do veículo em teste com os valores de referência abaixo, através de um osciloscópio.

Mecânico Pro

 

The post Como testar o sensor de rotação da roda – Kia Cerato 1.6 appeared first on Revista O Mecânico.


Como testar o sensor de rotação da roda – Kia Cerato 1.6 Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário