Peça informa velocidade da roda para a ECU do veículo
O sinal enviado pelos sensores de rotação da roda serve como base para o cálculo que aciona o sistema ABS durante uma frenagem, informando a rotação das rodas do veículo a ECU. Dessa forma, para ajudar no diagnóstico desse componente que influencia na segurança, a revista o Mecânico mostra como analisar o sensor de rotação da roda para o Kia Cerato com motor 1.6.
Os procedimentos apresentados são válidos para os veículos fabricados de 2006 a 2009, que eram equipados com motor 1.6 aspirado de quatro cilindros e potência máxima de 121 cv com torque de 15,6 kgfm.
Para iniciar o diagnóstico, o primeiro passo é verificar danos físicos no componente e nas conexões elétricas, procurando por rupturas, oxidações ou curtos-circuitos. Depois, é necessário medir a resistência elétrica entre o pino 1 e o pino 2 do sensor de rotação, conforme imagem abaixo, que deve ser de 0,5 a 3 kΏ.
Depois, é preciso analisar o sinal gerado pelo sensor de rotação de roda do veículo em teste com os valores de referência abaixo, através de um osciloscópio.
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