Maioria das transmissões automáticas conta com esse componente
Importante componente do sistema de transmissão, o conversor de torque é responsável por transmitir a força do motor para a caixa de câmbio através de um acoplamento hidráulico. Dessa forma, para ajudar no diagnóstico desse componente, a revista O Mecânico mostra os principais sinais de problemas no conversor de torque.
Um dos principais sinais de falha no conversor de torque são vibrações excessivas durante a aceleração ou em determinadas faixas de rotação, que podem indicar desgaste nos componentes internos como as palhetas da bomba, a turbina ou o estator.
Outro sintoma possível de defeitos no conversor é uma trepidação que geralmente ocorre nas trocas de marcha ou durante o bloqueio do conversor, normalmente entre 50 e 90 km/h. Também, outro indício de problemas no conversor de torque é um deslizamento excessivo da transmissão, quando a rotação do motor se eleva muito, mas o veículo não ganha velocidade.
Para realizar o diagnóstico do conversor, o primeiro passo é realizar a leitura dos principais parâmetros com um scanner, observando dados como a pressão da linha hidráulica, o percentual de deslizamento do conversor e o status do lock-up (bloqueio), além de verificar se existem códigos de falhas relacionados ao componente, como P0740, P0741 ou P2769.
Outro procedimento que pode ser feito para testar a peça é o teste de stall (estol), que é feito com o veículo parado, freio acionado e acelerador totalmente pressionado por alguns segundos. Nesse teste, é possível verificar se a rotação máxima do motor durante o estol está dentro da faixa especificada pela fabricante, dado que valores abaixo ou acima dos limites podem indicar problemas no conversor.
Por fim, é importante que o mecânico realize as etapas do diagnóstico no conversor de torque com atenção, pois alguns sintomas de falha do componente podem ser confundidos com defeitos em outros componentes da transmissão automática, como válvulas solenoides, corpo de válvulas ou embreagens internas. Além disso, é fundamental que o fluido da transmissão automática seja trocado nos prazos recomendados, para evitar desgaste precoces dos componentes internos do câmbio e do próprio conversor de torque.
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