domingo, 29 de junho de 2025

Troca da correia de sincronismo do motor 1.6 TU5JP4/EC5JP4

Motor equipou diversos veículos da Peugeot e Citroën

 

artigo por Murilo Marciano Santos   fotos Arquivo Bosch

 

A correia de sincronismo efetua a transmissão do movimento do virabrequim para os comandos de válvulas e demais componentes auxiliares, sincronizando-os para que trabalhem no tempo certo. Assim, para ajudar o profissional na hora da troca dessa correia do motor 1.6 TU5JP4/EC5JP4, a Revista O Mecânico mostra o guia de sua substituição com passo a passo completo.

Quando a correia de sincronismo está desgastada ela pode apresentar rachaduras, ressecamento, desgaste nos dentes ou desalinhamento. Esses fatores afetam a precisão do sincronismo entre o virabrequim e os comandos de válvulas, o que pode resultar em falhas no funcionamento do motor, como perda de potência, funcionamento irregular e risco de rompimento.

O passo a passo apresentado para a troca da correia é válido para o motor 1.6 16V do antigo grupo PSA, da Peugeot-Citroën. Esse motor tinha código TU5JP4 e, após algumas mudanças, recebeu o código EC5JP4. As mudanças não afetaram o sistema de sincronismo do motor, então o procedimento é o mesmo para ambos os códigos. Veículos como Peugeot 207, 208, 308, Citroën C3, C4 e outros tiveram esse motor, que entregou 113 cv até 122 cv de potência máxima de acordo com ano e veículo.

As ferramentas necessárias para iniciar o procedimento são a haste para posicionamento do virabrequim e os pinos para posicionamento dos comandos de válvulas.

 

Desmontagem

 

1)   Eleve a parte dianteira do veículo utilizando um elevador ou calçando com cavaletes, fazendo com que as rodas dianteiras fiquem totalmente suspensas.

 

2)   Desconecte a bateria e aguarde alguns minutos após o desligamento da ignição, para garantir que não haja problemas nos sistemas elétricos.

 

3)   Remova a roda dianteira direita, o para-barro do paralama dianteiro direito, o protetor de cárter (se houver), a correia de acessórios e a polia do virabrequim (removendo os três parafusos de 3 mm).

 

4)   Dê suporte ao motor pela parte superior com uma barra transversal ou por baixo com um cavalete, para garantir que ele não afunde.

 

5)   Retire a unidade de controle do motor com o seu suporte (1).

 

6)   Remova o batente (2) e desencaixe o chicote elétrico, afastando-o com cuidado.

7)   Retire os suportes do motor (3) e (6).

8)   Desmonte a tampa superior (5) e inferior da correia de distribuição.

9)   Posicione o virabrequim no PMS (Ponto Morto Superior) do 1º cilindro, e insira a ferramenta de posicionamento do virabrequim no furo lateral do bloco, localizado próximo ao filtro de óleo.

 

10) Encaixe os pinos de posicionamento nos comandos de válvulas de admissão e escape, alinhando os furos das polias com os do cabeçote.

 

11) Solte a porca de fixação do tensor (7), para remover a tensão da correia de distribuição.

12)  Remova a correia de sincronismo usada e inspecione o rolamento de apoio, a bomba d’água e os retentores quanto a desgastes, folgas, ruídos e vazamentos de óleo. É recomendada a troca do tensor com a correia, para prevenir desgaste prematuro dos novos componentes.

 

MONTAGEM

1)   Instale a nova correia de sincronismo com atenção ao sentido de montagem. Para facilitar a instalação, posicione a correia primeiro na engrenagem do virabrequim, depois no rolamento de apoio, seguido da engrenagem do comando de admissão, engrenagem do comando de escape, polia da bomba d’água e por fim no rolete tensor.

 

2)   Retire os pinos de posicionamento dos comandos de válvulas de admissão e escape.

3)   Faça o pré-tensionamento do tensor, girando-o no sentido anti-horário com uma chave hexagonal no furo sextavado (A) até que o ponteiro (C) fique alinhado com a marcação (F).

 

4)   Aplique um torque de 2,1 kgfm na porca do tensor (7).

 

5)   Retire a ferramenta de posicionamento do virabrequim.

 

6)   Gire o motor no sentido horário, realizando quatro voltas completas por meio da engrenagem do virabrequim.

 

7)   Reinstale a ferramenta de posicionamento do virabrequim e os pinos de posicionamento dos comandos de válvulas para verificar se o sincronismo ainda está correto.

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8)   Solte a porca do tensor (7) e gire o tensor com a chave hexagonal até a posição de trabalho (G).

 

9)   Retire as ferramentas de posicionamento e gire o virabrequim no sentido horário por duas voltas e, em seguida, verifique se o ponteiro do tensor se encontra na marca (G).

 

10)  Monte os componentes do sistema de distribuição na ordem inversa da desmontagem.

 

Por fim, o mecânico deve usar peças e componentes de qualidade e seguir os demais procedimentos recomendados pela fabricante na hora da manutenção, visto que problemas no sistema de sincronismo podem gerar altos custos de reparo, como danos em válvulas e pistões no caso de ruptura da correia sincronizadora.  Também, a substituição desse componente deve ser feita nos prazos preconizados pela montadora, por quilometragem ou tempo, o que ocorrer primeiro.

 

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