quarta-feira, 18 de junho de 2025

ZF apresenta amortecedor torcional OptiDamp

Componente é compatível com diferentes tipos de transmissões, incluindo CVT, powershift e conversores de torque

A ZF apresenta ao mercado brasileiro o OptiDamp, um amortecedor torcional desenvolvido especialmente para aplicação em máquinas agrícolas e de construção em operações severas.

De acordo com Silvio Furtado, Vice-Presidente de Soluções para Veículos Comerciais e Tecnologia Industrial da ZF América do Sul, “inicialmente o equipamento será importado da Alemanha, mas tão logo haja demanda no mercado nacional, a ideia é de nacionalizar”. Integrado entre o motor e a transmissão, o OptiDamp pode ser aplicado em máquinas com torque máximo de até 3.000 Nm (306 kgfm).

O componente atua como um sistema inteligente de controle de vibrações, reduzindo o impacto de esforços torcionais que ocorrem durante a operação de tratores e máquinas de construção.

A tecnologia também contribui para estratégias de eficiência energética, como downsizing e downspeeding, comuns no setor automotivo. Ou seja, o OptiDamp permite que as montadoras adotem motores menores e mais econômicos e operem em regimes de menor esforço.

Conforme a ZF, o componente não requer manutenção e tem potencial de remanufatura.

Projetado para suportar condições severas de uso, o OptiDamp combina molas de aço de alta resistência com um sistema de amortecimento viscoso selado. Essa arquitetura garante alto desempenho durante variações de carga e baixa resistência, quando o motor opera de forma estável.

A marca enfatiza que, o novo sistema proporciona uma redução das vibrações torcionais, melhora o conforto acústico e operacional com impacto direto nas características de ruído, vibração e aspereza (NVH). Além disso, com o uso de lubrificação integral e permanente do sistema, elimina a necessidade de manutenção preventiva ou corretiva do próprio amortecedor, durante toda a sua vida útil.

Compatibilidade e integração

Compatível com diferentes tipos de transmissões, incluindo CVT, powershift e conversores de torque, o OptiDamp pode ser facilmente integrado a uma variedade de motores e conjuntos motopropulsores.

“O desenvolvimento contou com colaboração direta de montadoras, o que assegura sua aplicação prática nas mais diversas realidades do setor”, afirma Silvio Furtado. A solução também oferece desempenho otimizado quando combinada às transmissões da própria ZF, como a TERRAMATIC, ECCOM, cPOWER e ERGOPOWER, ampliando a oferta de soluções integradas para os clientes do segmento fora de estrada.

The post ZF apresenta amortecedor torcional OptiDamp appeared first on Revista O Mecânico.


ZF apresenta amortecedor torcional OptiDamp Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário