Limpeza da superfície de contato no cubo de roda garante eficiência no serviço e evita empeno e vibrações na nova peça
O disco de freio faz parte do sistema de frenagem e é feito de metal, geralmente ferro fundido ou aço. Fica fixado ao cubo de roda e se desgasta com o uso, por isso deve ser avaliado nas revisões. “Quando for necessário trocar o disco, é essencial limpar a superfície de contato do cubo, que tende a oxidar”, alerta Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica da Fremax. “Sem essa limpeza, o disco não encaixa corretamente, causando vibrações e levando a um diagnóstico incorreto de empenamento”, explica.
O desgaste ocorre porque o disco reduz a velocidade do veículo pelo atrito com a pastilha. Com o tempo e conforme as condições de uso, esse atrito provoca desgaste natural. Alguns sinais indicam que é hora de inspecionar o componente: vibrações e ruídos ao frear podem apontar área de atrito desgastada, empeno ou oxidação. Nesses casos, a peça deve ser substituída. Leite também reforça que a roda deve ser instalada com aperto alternado dos parafusos ou porcas, sempre com o torque recomendado pela montadora.
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