sábado, 22 de novembro de 2025

Bosch inicia operação de caminhão movido à célula de hidrogênio na planta de Nuremberg

Uso do hidrogênio em situações reais vai ajudar a empresa a coletar dados para aprimorar o sistema

 

 

A Bosch iniciou a operação, no tráfego interno de sua planta em Nuremberg, na Alemanha, de um caminhão elétrico movido à célula de hidrogênio utilizando o módulo Bosch FCPM (Fuel Cell Power Module – Módulo de Energia de Célula de Combustível). Segundo a fabricante, a adoção de sua própria tecnologia reforça o compromisso da empresa com soluções mais sustentáveis.

O sistema de célula de combustível converte hidrogênio e oxigênio em água e eletricidade, permitindo o funcionamento elétrico do caminhão de 40 toneladas. O veículo utilizado é um modelo da Iveco com autonomia de até 800 km, operado pela transportadora Schäflein para a operação logística da Bosch.

 

 

Segundo a fabricante, esse é o primeiro caminhão equipado com o FCPM da empresa a ser utilizado em operação real na Europa. O veículo conta com cinco tanques que armazenam até 70 kg de hidrogênio a 700 bar, alimentando um sistema de célula de combustível com potência superior a 272 cv. A energia gerada impulsiona o eixo de tração elétrico, e o sistema ainda possui duas baterias que funcionam como reservas auxiliares. No total, o conjunto atinge 544 cv de potência máxima, com capacidade bruta de até 44 toneladas.

A expectativa da Bosch é que o veículo percorra aproximadamente 12 mil km por ano no transporte de produtos da própria fábrica, reduzindo emissões de CO₂ pela substituição do diesel pelo hidrogênio. Além do ganho em sustentabilidade, o objetivo principal é coletar dados reais de uso para melhorar os futuros sistemas de propulsão movidos à célula de combustível.

 

The post Bosch inicia operação de caminhão movido à célula de hidrogênio na planta de Nuremberg appeared first on Revista O Mecânico.


Bosch inicia operação de caminhão movido à célula de hidrogênio na planta de Nuremberg Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário