segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

Veja quatro erros comuns durante a instalação de hélices e embreagens viscosas

Problemas durante a montagem podem causar superaquecimento e desgaste prematuro do motor

 

 

A instalação incorreta de hélices e embreagens viscosas compromete a eficiência do sistema de arrefecimento em veículos leves e comerciais. Assim, procedimentos inadequados durante a montagem podem resultar em vibração excessiva, perda de desempenho térmico, aumento do consumo e danos ao motor.

Um dos erros mais comuns durante a instalação hélices e embreagens viscosas é o uso de peças fora das especificações, seja por diâmetro, rotação ou capacidade de acoplamento. De acordo com a Modefer, essa situação altera o fluxo de ar e causa sobrecarga térmica no conjunto, interferindo no equilíbrio do sistema e acelerando o desgaste de componentes.

 

 

Um desalinhamento entre hélice e embreagem viscosa também podem provocar esforços irregulares durante a rotação, afetando mancais, rolamentos e o próprio motor. Hermes Santos, CEO da Modefer, alerta que o desbalanceamento compromete a dinâmica do arrefecimento e pode ocasionar falhas mais severas.

A instalação de embreagens viscosas já comprometidas é outro fator apontado como prejudicial. Peças que apresentam vazamentos de fluido viscoso, especialmente do silicone responsável pelo acoplamento, não devem ser utilizadas.

Por fim, a ausência de testes após a montagem também pode causar falhas, pois impede a detecção precoce de ruídos, vibrações e falhas de acoplamento. Essa falta de verificação aumenta a probabilidade de que pequenos desvios evoluam para danos estruturais, com paradas inesperadas e custos elevados de manutenção.

 

The post Veja quatro erros comuns durante a instalação de hélices e embreagens viscosas appeared first on Revista O Mecânico.


Veja quatro erros comuns durante a instalação de hélices e embreagens viscosas Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário