Mesmo para quem ainda não realizou esse processo, o planejamento pode ser iniciado ao longo dos primeiros meses
No início do ano, é comum que empresas avaliem o cenário e definam o planejamento financeiro. Mesmo para quem ainda não realizou esse processo, o planejamento pode ser iniciado ao longo dos primeiros meses.
A especialista em gestão de oficinas, Amanda Medeiros, afirma que ainda é possível organizar o ano. “O ideal é fazer um planejamento antes de começar o ano, mas mesmo que já estamos em fevereiro, é muito importante pensar nos próximos meses da sua oficina”.
O primeiro passo é a análise da situação, com avaliação interna, nível de satisfação dos clientes, concorrência, organização do estoque e observação das tendências do mercado. “Com essas informações em mãos, é possível tomar decisões mais assertivas e estratégicas”, explica Medeiros.
A definição de metas e objetivos deve considerar critérios claros e viáveis, com envolvimento da equipe. “Para as metas serem atingidas, toda a equipe precisa estar ciente e motivada. Estabelecer metas fora do alcance pode frustrar todo o time”, afirma a especialista.
A precificação estratégica também faz parte do planejamento financeiro. O levantamento de custos fixos e variáveis permite estruturar o orçamento e prever imprevistos. “A precificação correta dos serviços permite um orçamento sólido e evita surpresas ao longo do ano”, diz Amanda.
O investimento em tecnologia contribui para a gestão dos processos da oficina. “A tecnologia precisa ser uma aliada do empreendedor. Existem sistemas no mercado que têm gestão integrada, acompanhando todas as etapas, desde o agendamento até a entrega do veículo para o cliente”, conclui.
The post Como organizar as finanças da oficina: orientações práticas appeared first on Revista O Mecânico.
Como organizar as finanças da oficina: orientações práticas Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/



Nenhum comentário:
Postar um comentário