segunda-feira, 12 de janeiro de 2026

Confira detalhes sobre a plataforma MEB+ e motor elétrico que serão utilizados no Polo elétrico

A Volkswagen inicia a eletrificação de um de seus modelos mais tradicionais com o ID.Polo, primeiro Polo totalmente elétrico e também o primeiro modelo de produção do grupo a utilizar a plataforma MEB+, evolução da base MEB já aplicada à família ID.

Plataforma MEB+

O ID. Polo estreia a MEB+, nova fase da plataforma modular elétrica da Volkswagen. A principal mudança está na adoção da tração dianteira elétrica, desenvolvida especificamente para veículos compactos. Essa configuração reduz a complexidade do conjunto, o número de componentes e o peso total, além de melhorar o aproveitamento de espaço interno e reduzir custos de produção.

A plataforma apresenta 4.053 mm de comprimento, 1.816 mm de largura e 1.530 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2.600 mm. Para efeito de comparação, o Polo equipado com motores a combustão, baseado na plataforma MQB e comercializado em paralelo à versão elétrica, mede 4.074 mm de comprimento, 1.751 mm de largura, 1.451 mm de altura e possui distância entre eixos de 2.552 mm.

A arquitetura MEB+ permite a instalação plana do conjunto de baterias no assoalho, melhora o centro de gravidade além de ter ampliado o entre-eixos, o que resulta em ganho de espaço para os ocupantes e maior capacidade de carga em relação ao Polo com motor a combustão (MQB).

Motorização elétrica

O ID. Polo utiliza o novo motor elétrico Volkswagen APP290, montado no eixo dianteiro, acompanhado pela mais recente geração de eletrônica de potência desenvolvida internamente pela marca.

No lançamento, o modelo será oferecido em três níveis de potência:

  • 85 kW (116 cv)
  • 99 kW (135 cv)
  • 155 kW (211 cv)

A versão esportiva ID. Polo GTI, confirmada para o ano seguinte, contará com 166 kW (226 cv), mantendo a tração dianteira, mas com calibração específica para desempenho, voltada a uma condução mais esportiva.

Baterias e recarga

O ID. Polo adota a nova célula unificada PowerCo, desenvolvida pelo Grupo Volkswagen, com tecnologia cell-to-pack, que elimina módulos intermediários. Essa solução reduz peso e volume, além de aumentar a densidade energética em aproximadamente 10%.

Duas configurações de bateria estarão disponíveis:

37 kWh (líquidos) – tecnologia LFP (fosfato de ferro-lítio), aplicada às versões de 85 kW e 99 kW

  • Recarga rápida em corrente contínua (DC) de até 90 kW

52 kWh (líquidos) – tecnologia NMC (níquel-manganês-cobalto), de série nas versões de 155 kW e no futuro GTI

  • Autonomia de até 450 km
  • Recarga rápida DC de até 130 kW

The post Confira detalhes sobre a plataforma MEB+ e motor elétrico que serão utilizados no Polo elétrico appeared first on Revista O Mecânico.


Confira detalhes sobre a plataforma MEB+ e motor elétrico que serão utilizados no Polo elétrico Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário