sábado, 3 de janeiro de 2026

Como preservar o sistema de injeção do motor: quatro orientações

Adoção de procedimentos preventivos ajuda a reduzir os efeitos do calor sobre o funcionamento do motor

Injeçao e ignição-ed.348-Foto de abertura

As altas temperaturas aumentam a exigência sobre os sistemas de injeção e arrefecimento do veículo. A adoção de procedimentos preventivos ajuda a reduzir os efeitos do calor sobre o funcionamento do motor.

Segundo Hiromori Mori, consultor de assistência técnica, os veículos atuais contam com recursos de proteção do conjunto motriz, mas ainda exigem atenção do condutor. “Os automóveis modernos possuem várias tecnologias feitas para preservar o funcionamento do motor em diversas situações, como em dias de calor intenso. Entretanto, mesmo com recursos de proteção, é preciso ter atenção quanto a qualquer irregularidade no funcionamento do motor e, em caso de dúvidas, buscar a orientação de um especialista”.

O primeiro ponto é a verificação do sistema de injeção, já que a temperatura ambiente interfere diretamente nos sensores. Componentes responsáveis pela leitura da temperatura do ar admitido influenciam o funcionamento do motor e devem ser avaliados.

A checagem do sistema de arrefecimento é outro item necessário. Devem ser verificados o nível do fluido, a presença de vazamentos e o funcionamento de componentes como válvula termostática, eletroventilador, bomba d’água e sensores de temperatura. Em caso de falhas, é indicado procurar um profissional para diagnóstico e reparo.

Foto 41

A manutenção geral do veículo deve estar em dia. Elevação da temperatura indicada no painel, acionamento de luzes de advertência e ruídos no motor são sinais que exigem verificação técnica.

Por fim, é recomendado evitar a exposição prolongada ao sol. O aumento da temperatura interna pode afetar componentes e objetos deixados no interior do veículo, como aerossóis e baterias. Sempre que possível, estacionar em local protegido contribui para a preservação do conjunto.

Sobre os sensores de temperatura, Mori explica: “Ambos os componentes têm a responsabilidade de comunicar ao sistema de gerenciamento do motor a temperatura do fluido de arrefecimento, o que resulta na ativação do eletroventilador do radiador e na execução de ajustes na injeção”. Segundo ele, “essas ações são fundamentais para prevenir danos ao motor”.

The post Como preservar o sistema de injeção do motor: quatro orientações appeared first on Revista O Mecânico.


Como preservar o sistema de injeção do motor: quatro orientações Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário