sexta-feira, 2 de janeiro de 2026

Como revisar o carro após o período de férias: três orientações

Checagem desses componentes antes de viagens ajuda a evitar falhas no funcionamento do motor

A revisão do sistema de ignição integra a manutenção preventiva do veículo e envolve a verificação de velas, cabos e bobinas. A checagem desses componentes antes de viagens ajuda a evitar falhas no funcionamento do motor.

As velas de ignição devem estar adequadas ao tipo de combustível utilizado. Em veículos flex, o tratamento superficial do componente reduz a corrosão causada por combustível fora da especificação e diminui o risco de danos ao motor e ao cabeçote durante a substituição. Na troca das velas, os cabos também devem ser substituídos, pois cabos danificados podem comprometer as novas velas.

Os cabos de ignição conduzem a corrente elétrica de alta tensão da bobina até as velas. Esse componente interfere no funcionamento do sistema de partida e no consumo de combustível. Quando apresentam danos, podem ocorrer interferências eletromagnéticas ou fuga de corrente, resultando em falhas de ignição, dificuldades na partida, perda de rendimento e impacto no sistema de emissões.

As bobinas de ignição participam do processo de combustão ao distribuir a corrente elétrica para os cabos e velas. O uso de bobinas fora das especificações ou a ausência de substituição quando necessário pode causar funcionamento irregular do motor e aumento do consumo de combustível.

The post Como revisar o carro após o período de férias: três orientações appeared first on Revista O Mecânico.


Como revisar o carro após o período de férias: três orientações Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário