Transmissão do tipo CVT já equipou alguns sedãs da marca alemã
Manter o óleo de câmbio no nível adequado é essencial para preservar o conjunto, pois excesso de fluido pode reduzir a eficiência hidráulica e causar vazamentos pelos respiros e retentores, enquanto a falta pode comprometer a lubrificação e gerar aquecimento excessivo. Pensando nisso, a revista O Mecânico mostra como verificar o nível do fluido de transmissão da Audi.
O procedimento e especificação do óleo apresentados são válidos para o câmbio Multitronic da fabricante alemã, de código CVT 01J. Essa transmissão, do tipo continuamente variável, já equipou modelos como A4, A5, A6 e A8.
A especificação do fluido utilizado nesse câmbio é a G 052 180. No caso de abastecimento a seco, são necessários 7,5 litros de óleo de transmissão.
Procedimento de verificação do nível do fluido
1) Com o motor ligado, alterne as posições de marcha, parando em cada uma delas e permitindo que a transmissão faça o acoplamento.
2) Depois, com o câmbio em “P”, motor em funcionamento e veículo em uma superfície plana, espere a transmissão atingir a temperatura de operação normal de 45 °C a 50 °C.
3) Quando o câmbio atingir a temperatura, mantendo o pedal do freio pressionado, mude todas as posições da alavanca seletora (“P”, “R”, “N”, “D”, “S”) deixando cada posição por aproximadamente dois segundos.
4) Remova o bujão de verificação de nível (B). Para saber se o nível está correto, o fluído deve escorrer levemente através do orifício do bujão. Se escorrer muito, espere o excesso sair. Caso não saia nada, adicione óleo até começar a fluir levemente.
5) Por fim, instale o bujão de verificação de nível e aperte com 20 Nm.
The post Como verificar o nível do fluido de câmbio – Audi Multitronic (CVT-01J) appeared first on Revista O Mecânico.
Como verificar o nível do fluido de câmbio – Audi Multitronic (CVT-01J) Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/


Nenhum comentário:
Postar um comentário