Dicas da Dunlop vão da calibragem ao modo de dirigir, ajudando a elevar a vida útil dos pneus, além de reduzir o desgaste de outras peças
A Dunlop Pneus lista 10 dicas para ajudar a extrair o máximo de eficiência e durabilidade dos pneus, reduzindo assim os custos de manutenção do veículo, além de auxiliar na economia de combustível.
Calibre os pneus
A recomendação é verificar a pressão dos pneus pelo menos a cada 15 dias, antes de iniciar sua jornada, ou seja, com os pneus ainda frios. A empresa reforça que rodar com o pneu com pressão inferior ao recomendado pode desgastar o pneu de forma prematura e/ou irregular, além de afetar o consumo de combustível.
Verifique o estado dos pneus regularmente
Se o motorista notar que passou por um buraco ou que raspou o pneu na guia, é importante checar se houve danos na lateral ou mesmo no ombro dos pneus. Dependendo do impacto, os pneus podem sofrer deformações ou avarias que inviabilizam a sua utilização com segurança, além de afetar a eficiência e performance.
Realize check-ups periódicos
Problemas nos amortecedores ou no sistema de suspensão podem comprometer a segurança e a geometria do veículo, levando a falta de estabilidade e desgaste irregular nos pneus. Por isso, é fundamental fazer revisões periódicas no sistema de suspensão e direção.
Faça o rodízio dos pneus
Fique atento à indicação no manual do veículo quanto ao rodízio de pneus. A Dunlop explica que fazer o rodízio entre 5 e 10 mil quilômetros otimiza o rendimento e a durabilidade dos pneus.
Respeite a carga máxima do veículo
Rodar com excesso de carga compromete significativamente o comportamento dinâmico do veículo, além de gerar mais esforços a todos os sistemas e, em especial, os pneus. Também é necessário verificar a calibragem correta indicada no manual para os casos de carga máxima ou se estiver com o carro vazio.
Evite arrancadas e freadas bruscas
Ao “cantar” pneus, o motorista está na verdade queimando a borracha no asfalto, o que irá reduzir a vida útil dos pneus. Para fazer com que durem mais, fique atento ao modo de condução: antecipe as manobras, de forma a otimizar o uso dos freios, sem aceleradas e freadas bruscas.
Preste atenção à marca de segurança (TWI)
O Tread Wear Indicator (TWI) é um pequeno ressalto de 1,6mm de altura que fica localizado dentro do sulco do pneu. Quando a banda de rodagem e o TWI estão no mesmo nível, significa que o pneu deve ser substituído imediatamente. A troca deve ser feita sempre que a profundidade dos sulcos for menor do que 3 mm. Essa condição reduz a capacidade do pneu de drenar água, diminuindo a eficiência contra aquaplanagem e reduzindo a capacidade de frenagem.
Substitua as válvulas do pneu
É importante também ficar atento às válvulas pneumáticas. A empresa afirma que, ao substituir os pneus, elas sempre devem ser trocadas. Isso porque as válvulas de ar sofrem ressecamento e seu mecanismo interno trava com o passar do tempo, provocando vazamentos de ar.
Respeite as medidas indicadas pelo fabricante
Utilizar medidas diferentes das originais compromete diversos componentes do veículo, além de prejudicar a segurança e o conforto dos ocupantes. Verifique no manual do veículo as medidas compatíveis.
Faça alinhamento e balanceamento
Sempre que notar trepidação ou desalinhamento no curso da direção, procure um especialista para fazer o alinhamento e balanceamento. O processo também deve ser feito de maneira preventiva, conforme orientação do fabricante do veículo. Um carro desalinhado “puxa” para um dos lados e faz com que o pneu se desgaste irregularmente. Já pneus desbalanceados consomem mais combustível e tornam o rodar bastante desconfortável.
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