Eaton celebra seu crescimento com as peças remanufaturadas e reforça como a digitalização do processo impactou de forma positiva
Completando um ano no mercado, o Portal de Logística Reversa da Eaton reforça como a digitalização facilita a logística e oferece maior segurança e transparência para o cliente.
A plataforma de gerenciamento do processo que envolve a linha ECOBox de caixas de câmbio remanufaturadas permitiu à empresa reduzir em 60% as pendências com cascos após a digitalização do processo, além de o retorno subir para 30%. Além disso, em 2021, o aftermarket da Eaton teve um aumento de 10% nas vendas das remanufaturadas, considerando a ECOBox e as embreagens.
Felipe Bolognesi, gerente de produtos e inteligência de mercado do Aftermarket da Eaton, destaca que o portal possibilita um controle mais amplo, facilitando a gestão e o cumprimento de cada fase.
“O processo de remanufatura envolve o fabricante, distribuidor e o cliente final, que pode ser uma oficina, ou mesmo uma frota. A devolução do casco, que é a caixa retirada do caminhão e que será substituída, é uma etapa importante desse fluxo e que garante um desconto relevante, com um preço mais competitivo a toda essa cadeia – por isso é tão essencial que seja cumprida. A digitalização desse processo trouxe facilidade e disciplina, e gerou mais confiança ao cliente, que agora acompanha virtualmente o status e prazos de cada componente”, completa.
“O mercado vem buscando baixar o custo, mas sem perder a qualidade. Com isso, as remans entram como a solução perfeita, pois entregam preços mais competitivos com o mesmo padrão de uma peça nova. Percebemos que ao longo desse período, muitos clientes que até então tinham uma certa resistência por esses componentes, agora comprovaram sua qualidade. Acreditamos que essa procura deve continuar mesmo após essa fase de dificuldade com novas peças”, diz Thiago Sabino, coordenador de projetos da Morelate, distribuidora de peças para caminhões e ônibus.
Para garantir mais transparência e competitividade ao processo, a Eaton possui uma classificação dividida em três níveis de qualidade do casco: A, B e C. O nível “A” é aquele em que o casco está em melhor condição e “C” o que exige substituição de mais componentes.
A primeira avaliação é realizada pelo mecânico, através de um checklist que ele deve obter em qualquer distribuidor ou Posto de Serviço Autorizado Eaton. Depois, a empresa busca o casco no próprio distribuidor e reavalia a caixa na sua fábrica, seguindo os mesmos critérios, para confirmar a condição do componente recebido.
“A ECOBox passa pelos mesmos testes de uma caixa nova e, além disso, tem o mesmo tempo de garantia, que é um ano. Componentes de desgastes, como rolamentos, vedadores e anéis-trava são sempre trocados. O processo contempla padrões rígidos de análises e o objetivo final é que o produto tenha exatamente a mesma qualidade de uma nova, que acabou de ser fabricada”, explica Bolognesi.
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