quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Descuido com o óleo de motor em motocicletas eleva consumo e prejudica potência

Segundo a Petronas, aumento do barulho no motor, dificuldade de frenagem e superaquecimento indicam a necessidade de troca do lubrificante

Responsável pelo controle e redução do atrito, resfriamento das peças, além da limpeza e proteção, o lubrificante é essencial para evitar desgastes e assegurar a vida útil do motor das motocicletas. Ao manter o nível correto e fazer a manutenção periódica, o motociclista reduz o consumo de combustível e melhora a performance da moto. Algumas recomendações são destacadas:

Segundo Marcelo Capanema, Diretor de Tecnologia da Petronas, a primeira dica é se atentar à periodicidade de substituição, pois o intervalo de troca do lubrificante deve, obrigatoriamente, seguir a indicação do manual do fabricante do modelo, respeitar essa periodicidade e seguir as especificações do produto. Com isso, a motocicleta permanecerá em boas condições. Ao não realizar a substituição no período adequado, a alta temperatura vai deixar o motor mais lento, em virtude do seu uso contínuo e intenso.

Não podemos esquecer de outros problemas que podem surgir: aumento de barulho no motor, maior consumo de combustível, dificuldade de frenagem, superaquecimento do motor e baixa pressão de óleo podem estar ligados à necessidade de substituição do lubrificante, bem como o uso de uma especificação errada de produto. Com isso, é fundamental levar em conta a mesma viscosidade e a norma JASO (padrão global para lubrificantes de motocicletas) vigente ao aplicar o produto.

É possível utilizar lubrificantes automotivos nas motocicletas?

Não. Outro ponto de atenção é que, nas motos, o óleo é responsável pela lubrificação do motor, embreagem e transmissão em conjunto, diferentemente do que ocorre em carros de passeio, onde o lubrificante atua apenas no motor.

Atenção à qualidade

Um fator também essencial é estar alerta à qualidade e à procedência do lubrificante, para evitar problemas. Pensando em levar soluções inovadoras e produtos de alta performance ao setor, a Petronas aposta na tecnologia FlexiTech em sua linha de produtos Petronas Sprinta, destinada às motocicletas.

Ativado rapidamente, o produto flui de maneira suave e consistente para lubrificar o motor, passando pela embreagem e criando uma aderência que evita escorregões nas trocas de marcha. Com isso a potência máxima é mantida. Além disso, alcança as marchas de forma efetiva e proporciona uma mudança mais responsiva.

The post Descuido com o óleo de motor em motocicletas eleva consumo e prejudica potência appeared first on Revista O Mecânico.


Descuido com o óleo de motor em motocicletas eleva consumo e prejudica potência Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário