quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Scania lança nova geração de ônibus com chassi Série K

Novo chassi Série K atende às novas normas do Proconve

A Scania apresenta ao mercado latino-americano uma Nova Geração de Ônibus, com motores que atendem a norma Proconve P8 de emissões. Com base nos pilares de eficiência energética, combustíveis renováveis, transportes inteligentes e seguros, os ônibus se alinharam ao compromisso de contribuir para a mobilidade sustentável.

O chassi Série K chega ao mercado brasileiro e latino-americano para atender a essa necessidade. Disponível para motores a diesel, biodiesel e, principalmente, a gás natural e biometano, a novidade oferece redução de consumo de combustível – de até 8% para aplicação rodoviária e até 10% para aplicação urbana.

As principais novidades da Nova Geração Série K são: motores com sistema de injeção múltipla XPI e lay shaft brake (troca de marchas 45% mais rápidas), evolução do sistema de segurança ADAS e novos sensores (alertas de ponto cego e de pedestres), atualizações das caixas de câmbio Scania Opticruise (rodoviários) e ZF EcoLife 2 (urbanos), chassi mais leve, novo eixo traseiro direcional do urbano de 15 metros com sistema eletro-hidráulico, opção de rodoviário 8×2 com 500 cv e área do motorista redesenhada e aprimorada (painel, volante e pedais).

Já em serviços, a manutenção com planos flexíveis (redução no custo de reparos em até 25%), o Control Tower (até 30% de diminuição no tempo de parada) e o Scania Zone (monitoramento mais personalizado da frota e que permite controlar a média de velocidade em trechos críticos).

Segurança aprimorada

Lançado em 2016, o ADAS (Sistema de Auxílio ao Motorista), faz parte do pacote de segurança opcional da fabricante e oferece uma assistência ao motorista para melhorar a condução e prevenir acidentes de trânsito.

Nos novos ônibus Série K, dois sistemas (de nome ASLA) foram adicionados ao ADAS 2.0. São sensores laterais e ambos provocam alertas de ponto cego e de pedestres, com o objetivo de diminuir a falta de visibilidade nas laterais dos ônibus. A forma de chamar a atenção é feita por três ações: A primeira é uma indicação de luz âmbar fixa (quando há uma pessoa vulnerável na estrada na lateral do veículo). A segunda um aviso por indicação de luz âmbar piscante e vibração do assento do motorista (quando ele ativa o indicador na direção do usuário vulnerável da estrada). A terceira é um alerta por meio de indicação de luz vermelha constante e aumento da vibração do assento (quando o condutor dirige o veículo em direção à pessoa vulnerável da estrada).

O AEB (frenagem de emergência avançada) funciona por meio do radar e da câmera que mede a distância e a velocidade relativa de qualquer veículo na pista. Para isso, utiliza os freios auxiliares e as trocas de marchas por meio da caixa Scania Opticruise, e diminui, assim, efetivamente o risco de colisões frontais.

O segundo componente é o LDW (aviso de saída de faixa), que monitora as faixas de rolagem da pista e avisa o motorista quando o ônibus sai de forma involuntária e invade o espaço ao lado.

O terceiro e último item é o ACC (controle de cruzeiro adaptativo). Ele auxilia o condutor a manter um intervalo de distância constante em relação ao veículo à frente por meio do radar localizado no para-choque dianteiro.

Outra tecnologia é o Actcruise – evolução do controle de cruzeiro Ecocruise, que foi introduzido na linha 2018/2019 e já é item de série. O Actcruise atua por meio de posicionamento via GPS e um mapa topográfico integrado ao módulo de conectividade para gravar rotas e aproveitar aclives e declives de maneira mais eficiente.

Ele prevê a rota 3 km à frente com cálculos constantes. Ao se aproximar de declives pode diminuir a velocidade selecionada em até 8% (modo padrão) ou 12% (modo ECO). Uma economia no consumo de combustível em média de até 3%, de acordo com a rota e peso do veículo.

Além do freio motor, é disponibilizado freio auxiliar Retarder integrado. Ele atua diretamente no trem de força com 4.100 Nm de potência de
frenagem, tem acionamento hidráulico e é ativado pelo pedal ou alavanca do freio. Ele previne falhas de frenagem em longas descidas, ao mesmo passo em que reduz o desgaste dos freios de serviço.

O Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP) é responsável por monitorar a trajetória do veículo e, no caso de uma perda repentina de tração, atua nos freios de forma individualizada em cada roda. Dessa forma, mantém o veículo na trajetória, sob controle do motorista.

Já o sistema anticapotamento para ônibus rodoviários esvazia as bolsas de ar do veículo para diminuir o centro de gravidade em inclinações acima de 23°, e garante maior segurança e estabilidade.

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