quinta-feira, 18 de agosto de 2022

NGK orienta sobre cuidados com veículos a diesel no inverno

De acordo com a fabricante de peças de ignição, é essencial examinar o sistema de partida a frio uma vez por ano e sempre que houver fumaça branca no escapamento

Os veículos leves movidos a diesel tendem a apresentar irregularidades na partida com a queda nos termômetros durante os meses de inverno. Para auxiliar o motorista a evitar problemas na direção, a NGK – especialista em componentes para sistemas de ignição, orienta sobre as principais verificações a serem feitas relacionadas à manutenção do veículo. 

Segundo o consultor de Assistência Técnica da NGK, Hiromori Mori, os motores a diesel trabalham por compressão do ar na câmara de combustão, o que gera aquecimento do ar a ponto de queimar o combustível injetado. No entanto, parte desse calor se perde em componentes frios e o aquecimento não é suficiente para realizar a queima do diesel, principalmente em temperaturas baixas: “Nesse momento, entra em ação o sistema de partida a frio do veículo, composto por velas aquecedoras que fornecem calor adicional para facilitar a partida”.

O sistema pode funcionar de formas diferentes a depender da tecnologia disponível no veículo. Nos motores modernos, que possuem gerenciamento eletrônico, um sensor de temperatura é responsável por sinalizar para a central a necessidade de acionamento automático: “Já nos motores mais antigos, uma luz em forma de mola – indicando o acionamento do sistema –, aparece no painel de controle. Assim que essa luz é apagada, o motorista pode dar a partida”, explica o consultor.

Para identificar problemas no sistema, os motoristas devem observar a luz acesa indicativa de falha no painel – em caso de motores mais modernos -, ou precisam testar os componentes do sistema caso os motores sejam antigos, onde o sistema é acionado em todas as partidas, reduzindo a sua durabilidade. “Uma maneira prática de verificar a deficiência do sistema de partida a frio é justamente observar a partida do motor. Dificuldade de partida e ocorrência de fumaça branca podem indicar falha no sistema”, explica Mori. 

De acordo com o consultor de Assistência Técnica da NGK, a fumaça branca é resultado do diesel não queimado pelo motor, o que aumenta o consumo de combustível e prejudica o meio ambiente. Alguns sistemas também dispõem da função pós-aquecimento, que consiste em manter as velas aquecedoras acionadas após a partida para evitar tanto a formação de fumaça branca quanto falhas de funcionamento.

“Esse sistema é composto por velas aquecedoras que fornecem um calor adicional com a finalidade de facilitar a partida. Sempre que for preciso trocar as velas aquecedoras, a recomendação é que seja feita a substituição do conjunto para evitar falhas recorrentes no sistema”, conclui Hiromori Mori.

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