domingo, 25 de agosto de 2024

Caoa Chery vai acelerar a produção de SUVs em Goiás

Marca está investindo no desenvolvimento de motores, carros nacionais e na modernização da fábrica

A Caoa Chery está investindo de novo na fábrica de Anápolis em Goiás. Inaugurada em 2007 para produzir a HR (feita até hoje no mesmo local) e no Tucson, hoje a planta da Caoa tem importância estratégica para a companhia nacional que tem parceria com a Chery chinesa. Durante o lançamento do Tiggo 8 a revista O Mecânico visitou a fábrica goiana que está recebendo o maior ciclo desde sua abertura.

Pelo visto a marca semeou o crescimento a partir do ano passado com várias mudanças internas a partir da morte do seu fundador, Carlos Alberto de Oliveira Andrade em 2021. A empresa vem sendo conduzida por Carlos Alberto Filho e tendo como vice o executivo Mauro Correia.

Mesmo sem a possibilidade de fotografar ou filmar a unidade, a revista O Mecânico conversou com executivos ele lideram o processo de investimento para aumentar a presença da marca no país e chegar até o final do ano com participação de 9% no segmento de SUVs e dobrar a capacidade produtiva atual.

O investimento em infraestrutura já havia começado com o novo Centro de Distribuição de peças em Franco da Rocha com 22 mil m² de área construída. Agora a planta de Anápolis passa por reformas e ampliações.

A fábrica da Caoa Chery já produziu 76.000 unidades este ano na fábrica de Anápolis e ainda importou 1.572 unidades, crescimento de 190% diante das pouco mais de 26 mil unidades produzidas em 2023. Desde março a fábrica opera acima das 5.000 unidades produzidas por mês. O segredo está na boa aceitação dos produtos de “combate”: Tiggo 5X que custa na faixa dos R$ 120 mil, Tiggo 7 Sport de R$ 135 mil e agora o Tiggo 8 Pro por R$ 188,9 mil. São produtos que custam na faixa de R$ 30 mil a menos que seus competidores mais em conta.

Linha robotizada

Para aumentar a capacidade de trabalho de Anápolis que já opera em 3 turnos a fábrica passará a contar com robôs. As unidades vieram da fábrica da Ford em Camaçari desativada em janeiro de 2021.

A ideia é chegar a 6.000 funcionários e 209 robôs que executam até 370 tarefas na montagem, soldagem e e verificação de componentes na linha da Caoa. A fábrica também será ampliada para atender a elevação da capacidade instalada com mais 11.000 m² construídos.

Os robôs ficarão em uma nova ala de construção de carrocerias e 10.000 m2 de depósito somando mais de 36.000 m² de áreas novas dentro de Anápolis.

Desenvolvimento

A Caoa vem trabalhando em vários projetos simultâneos. Um deles é a nacionalização do Tiggo 8 híbrido hoje importado da China e também no lançamento do Tiggo 9. Dentro da engenheira da Caoa há profissionais dedicados a tropicalização e melhoria de conjuntos mecânicos e itens usados nos SUvs da marca Caoa Chery. No caso do Tiggo 8, mudanças no sistema de arrefecimento, ajustes no sistema de injeção eletrônica de combustível e no motor do carro que passa a contar com bomba de óleo com pressão variável, todo o desenvolvimento é local.

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