domingo, 25 de agosto de 2024

Cobertura lat.bus & transpúblico 2024

Grandes marcas do setor apresentaram soluções no segmento de ônibus elétricos

por Vitor Lima  fotos Vitor Lima e Divulgação

 

Na corrida para a redução das emissões de poluentes do setor automotivo as montadoras buscam cada vez mais, projetos e soluções diferentes para se adequem as leis de emissões. É comum que as soluções cheguem antes aos veículos leves, mas é crescente o uso de veículos mais eficientes entre os modelos comerciais e pesados em geral.

Para mostrar que essa preocupação com novas soluções não fica restrita apenas aos veículos leves, veículos de carga e os caminhões, a Lat.Bus & Transpúblico 2024, evento voltado ao setor de transporte coletivo urbano e rodoviário, apresentou diferentes soluções para o segmento de ônibus.

Realizada no São Paulo Expo, localizado na cidade de São Paulo, a Lat.Bus teve três dias de duração e conseguiu reunir mais de 20 mil pessoas entre profissionais do setor, expositores e o público que admira e queria conhecer as novidades para o setor de transporte coletivo. No total, foram mais de 150 marcas expositores, contando com as grandes marcas do setor, assim como players da indústria que apresentaram suas soluções e lançamentos voltados para o transporte coletivo e rodoviário.

Durante o evento, o público pode acompanhar além das novidades do setor, algumas palestras e seminários como a apresentação do anuário NTU 2023-2024, organizado pela Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano (NTU), com indicadores para análise do desempenho, dificuldades, operação, insumos e custos para o setor de transporte público por ônibus. Com base em alguns dados do anuário, o setor de transporte público por ônibus no Brasil passou por uma queda na procura de passageiros pagantes. Em torno de 44% dos passageiros, deixaram de utilizar o transporte por ônibus. Segundo o anuário, a situação foi agravada na época da pandemia, que teve queda de 25,8% em comparação ao ano de 2019.

De acordo com o diretor-executivo da NTU, Francisco Christovam, esse é um momento de transição, na qual o setor está se recuperando da época de pandemia, mas que a demanda de passageiros à números próximos anteriores à pandemia, só ocorrerá com algumas mudanças par ao setor. A Revista O Mecânico esteve no evento e acompanhou algumas das novidades apresentadas para o setor de transporte coletivo e rodoviário. O grande destaque ficou por conta dos lançamentos em sistemas, soluções e, principalmente, os chassis voltados para a eletrificação dos veículos.

 

BorgWarner

Para a Lat.Bus & Transpúblico 2024, a BorgWarner apresentou diferentes soluções, mas como destaque está o turbocompressor com tecnologia ball bearing que atende as normas de emissões do Proconve P8, sistemas de aquecedores de líquido de arrefecimento de alta voltagem (HVCH) e o sistema eFan. “O eFan é um sistema de refrigeração do arrefecimento dos veículos híbridos e elétricos”, informa a Diretora Geral da BorgWarner Turbos and Thermal Technologies no Brasil, Melissa Mattedi.

Marcelo Rezende, diretor geral para sistema de baterias da BorgWarner comentou sobre as expectativas para o ano. “Nossa expectativa é muita alta, tanto para esse segundo semestre de 2024, como a continuidade para o ano de 2025. Estamos animados com o mercado de ônibus que reaqueceu. Temos produtos de alta tecnologia que atendem as necessidades dos nossos clientes, seja para fins de eletrificação ou produtos para soluções a combustão”.

Eaton

A Eaton apresentou ao público sua linha de transmissões automatizadas Advantor. Alexandre Albacete, gerente de estratégia de produto da Eaton, explicou sobre a Advantor 6. “A Advantor 6 foi desenvolvida a partir de uma base mecânica já conhecida em micro-ônibus e foi incrementada com uma automação adequada para veículos de até 14 toneladas e 700Nm de torque, o que cobre muito bem o mercado de micro-ônibus”. Já a Advantor 8, teve seu desenvolvimento específico para o mercado de ônibus médios. “Ela cobre veículos de até 22 toneladas com 1300Nm de torque”, informa Albacete.

O diretor de Aftermarket da América do do Sul, Gustavo Orru, falou sobre o mercado de reposição. “É um mercado com alta demanda desde as nossas embreagens, a linha remanufaturada, caixa de transmissão e válvulas de motores. Como o segmento de transporte é intenso ele acaba se tornando um mercado muito interessante para a reposição de peças”.

 

Iveco Bus

Com a visão de permanecer com produtos multi energia, a Iveco Bus salienta que continuará entregando veículos a diesel, o Bus 17-210 G com chassi a gás natural e biometano, porém, as grandes novidades apresentadas para o público da Lat.Bus, foi a demonstração do chassi elétrico 17-E BEV e o eDaily Minibus. O chassi 17-E BEV está em processos de desenvolvimento e passará por testes de validação antes de chegar ao mercado. As baterias são modulares com 4 ou 8 packs, que são instaladas entre as longarinas no chassi. O motor elétrico gera 145 kW (197 cv) de potência e 107,5 kgfm de torque, e está localizado no entre eixos do chassi. Com 4 packs de bateria a autonomia é de 120 km, subindo para 250 km com 8 packs de baterias. A tração é 4×2 e pode comportar carrocerias de 9,6 a 12 metros de comprimento, inicialmente com configuração de piso normal.

Irizar

O Irizar i6S Efficient foi a aposta da empresa para o mercado da América Latina. O modelo foi desenvolvido sob condições de uso em território latino-americano. A marca informa que o seu novo modelo reduziu em até 13% as emissões de poluentes e o consumo de combustível, além do coeficiente aerodinâmico em 30%. Para que esses resultados fossem possíveis, a parte da frente e o teto do veículo foram modificados, em conjunto com o vidro do para-brisa e os vidros dianteiros que tiveram maior desenvolvimento em suas curvaturas. O modelo i6S Efficient teve a sua estrutura reforçada para melhorar a resposta à torção, flexão e impacto frontal. Sistemas de segurança ativa para prevenção de acidentes também fazem parte do novo produto da marca.

Marcopolo

A empresa demonstrou nove modelos de ônibus, mas em destaque estavam três com motor a combustão com chassis de diferentes marcas. O Paradiso G8 1200 utiliza o chassi Volkswagen 18.320 SH, que tem 14 metros de comprimento. Com o mesmo comprimento, o Paradiso G8 1350 oferece um chassi Scania K370C B6x2. Já o Paradiso G8 1800 DD utiliza um chassi Volvo B150R 8×2, com 15 metros de comprimento e dois andares para os passageiros. A grande novidade da empresa para a Lat.Bus é o lançamento do Volare Attack 9 HVE com motorização híbrida a etanol. O motor 1.0 a etanol trabalha como gerador de energia para as baterias que alimentam o motor elétrico que tem 75 kW (101 cv) de potência. O projeto é uma parceria entre a Marcopolo, WEG e Horse, e tem autonomia para até 500 km.

Mercedes-Benz

O chassi eO500U, ganhou uma nova versão que foi apresentada pela Mercedes-Benz na Lat.Bus 2024. Trata-se do chassi elétrico articulado eO500UA, desenvolvido para carrocerias de 18 metros de comprimento e transporte de até 120 pessoas. Uma grande diferença entre os dois chassis, além da nova versão ser maior, é o posicionamento central do motor elétrico, ao invés de ser nas rodas. As baterias são de NMC (Níquel-Manganês-Cobalto), utilizam tecnologia mais recente e proporcionam uma autonomia de até 250 km. Os protótipos, com carroceria Caio, estão em programa de testes no campo de provas da Mercedes-Benz do Brasil em Iracemápolis (SP), trechos urbanos na cidade de São Paulo e outro protótipo é submetido a testes por parceiros da Daimler Buses na Alemanha e Finlândia. As entregas do novo eO500UA ocorrerão a partir de 2026.

Randoncorp

As marcas Castetech, Jost Brasil, Master Freios e Suspensys apresentaram os seus produtos voltados para o setor de transportes. A Castertech terá em seu portfólio a linha-conceito N-Series Materials, com cubo de roda e suportes fundidos desenvolvidos com nanotecnologia.

Já a Jost Brasil exibe suas articulações voltadas para os ônibus, com sensoriamento e batentes mecânicos para controle de giro, amortecimento hidráulico de dois estágios e mesa giratória forjada. Para Master Freios, o destaque ficou por conta do LWS Master, que é um sistema de monitoramento em tempo real do desgaste da lona do freio. A grande novidade ficou para Suspensys com a suspensão pneumática dianteira e traseira para ônibus. “É uma suspensão que desenvolvemos nos últimos meses, ela traz uma redução de peso importante”, informa o diretor da Suspensys Eduardo Manenti Vargas.

 

Scania

Com dois chassis expostos em seu estande, a Scania apresentou duas soluções com motorizações diferentes. A primeira é o chassi K 500 8×2 NB com motor diesel de 13 litros com 506 cv de potência e 260 kgfm de torque, que atende as normas de emissões do Proconve P8. A segunda foi o seu novo chassi K 230E B4x2 LB para ônibus elétrico. Essa solução tem entrada baixa e piso normal, suspensão a ar no eixo dianteiro e traseiro com capacidade para 21 toneladas. O motor elétrico de 230 kW (312 cv) tem pico de 300 kW (407 cv) e está acoplado com um câmbio de 2 marchas. A autonomia pode variar, a depender da configuração escolhida entre 4 packs de bateria totalizando 416 kWh e autonomia para 250 km, ou a opção de 5 packs de bateria com 520 kWh e autonomia para 300 km.

Volkswagen Caminhões e Ônibus

Em seu estande, a Volkswagen Caminhões e Ônibus deixou a mostra quatro chassis, dos quais três utilizam motores à combustão. De acordo com a engenheira de marketing do produto, Fabiana Lameira, os ônibus da VW não utilizam transmissões automatizadas. “Hoje, todos os nossos chassis que possuem a opção de câmbio automático, eles têm caixa automática, não existem mais veículos automatizados em nossa linha. Tanto o 17.230, 17.260, 15.210, que são veículos com motor dianteiro, utilizam a transmissão automática”. O quarto chassi é a grande novidade da marca, o e-Volksbus. Com motor elétrico de 280 kW (380 cv) de potência e 237 kgfm de torque, o chassi tem arquitetura modular, o que viabiliza projetos de até 23 metros. Em configuração de 12 packs de bateria, são 385 kWh de capacidade o que permite ter uma autonomia de 250 km.

Volvo

Com muitas novidades para a Lat.Bus 2024, a Volvo apresentou seus aprimoramentos em sistemas de segurança ativa para os ônibus com alerta de ponto cego frontal, assistente de sinalização de trânsito, detector de fadiga, alerta de ponto cego lateral, monitoramento de pressão de pneus, alerta de colisão com frenagem de emergência, entre outros. Além do aprimoramento do sistema de segurança ativa, os chassis Volvo 6×2 e 8×2 trazem a transmissão Overdrive. A caixa I-Shift de 7ª geração tem uma nova opção Overdrive que pode reduzir o consumo de combustível em até 5%. Outros lançamentos ficam por conta do chassi de ônibus elétrico BZR 4×2, com opção de um ou dois motores de 200 kW (271 cv) e 43 kgfm de torque com bateria de quatro ou cinco packs de 90kWh cada. Além do chassi biarticulado totalmente elétrico BZRT. Este que utiliza dois motores elétricos de 200 kW, totalizando 540 cv de potência e configuração para seis ou oito packs de bateria resultando em até 720 kWh de capacidade e até 250 km de autonomia.

 

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