sábado, 24 de agosto de 2024

Portfólio sempre avançará de acordo com a necessidade do mercado, diz Fremax

Empresa fala sobre futuro, eletrificação, práticas ambientais e como se aproxima cada vez mais dos mecânicos

por Felipe Salomão   fotos Fremax/Divulgação

O mercado automotivo caminha para a eletrificação uma vez que há um aumento exponencial nos investimentos das montadoras para ampliar a produção de veículos híbridos no Brasil, começando pelos modelos de 48V. Além disso, as vendas de carros eletrificados por aqui cresceram 146%, com 79.304 veículos eletrificados vendidos no primeiro semestre deste ano, número superior aos 32.239 unidades emplacadas no mesmo período do ano passado, segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico – ABVE. Independentemente do tipo de motorização o mecanismo de freio tem importância vital para a segurança.

Diante desses fatos, as empresas do setor automotivo se movimentam e, também, se preparam para esse futuro que já bate à porta. Uma delas é a Fremax, que conversou com a Revista O Mecânico e destacou que sua linha de produtos continuará evoluindo de acordo com as demandas do mercado. “Acompanhando a evolução desse mercado, a marca, que está sempre atenta oferecendo soluções inovadoras para o segmento de freios, já disponibiliza 81 itens para aplicações para diversos modelos e montadoras. O portfólio vai sempre avançando a partir da necessidade que o mercado apresenta”, disse Julio Cesar da Silva, Diretor de Operações da Fremax.

O Diretor de Operações da Fremax também abordou temas como o futuro da eletrificação, práticas ambientais e as iniciativas da empresa para se aproximar dos mecânicos.

 

O Mecânico: Como a Fremax acompanha a evolução da frota de híbridos e elétricos no Brasil?

Julio Cesar da Silva: Com fábrica no Brasil, a Fremax tem forte participação no mercado nacional e também atua globalmente comercializando seus produtos em mais de 60 países, temos um trabalho focado na inteligência de mercado onde utilizamos vários recursos para monitorar o crescimento da frota eletrificada e os modelos mais vendidos para traçar nosso planejamento de curto, médio e longo prazos para desenvolvimento de novos produtos e assim ampliar a cobertura de frota para cada país de atuação.

O Mecânico: Quais produtos a Fremax desenvolve para veículos eletrificados?

Julio Cesar da Silva: Acompanhando a evolução desse mercado, a marca, que está sempre atenta oferecendo soluções inovadoras para o segmento de freios, já disponibiliza 81 itens para aplicações para diversos modelos e montadoras.

Os produtos da Fremax contam com discos de freio para veículos elétricos de diversas marcas premium, entre eles, Tesla Model 3, Volvo XC40, Audi E-Tron, Nissan Leaf, Citroën E-Jumpy, Renault Zoe, Peugeot E-Expert, BMW IX, Fiat 500E e para os híbridos, atende o Ford Fusion, Toyota Prius, Mercedes-Benz C-Class, Volvo XC60, entre outros.

O portfólio vai sempre avançando a partir da necessidade que o mercado apresenta.

 

O Mecânico: Quais são as diferenças entre os freios para veículos elétricos para os carros a combustão convencionais?

Julio Cesar da Silva: Enquanto os veículos a combustão funcionam em temperaturas mais elevadas, os veículos elétricos utilizam principalmente o freio regenerativo, recorrendo ao conjunto de disco e pastilha apenas em frenagens mais intensas. Desta forma, a exigência aumenta para que o material de fricção funcione em temperaturas mais baixas. Essas condições trazem outras necessidades para os componentes de sistema de freio.

 

O Mecânico: Quais tecnologias a Fremax já projeta para o futuro?

Julio Cesar da Silva: Inovação é o que move a Fremax, nossa equipe é focada no desenvolvimento de novas tecnologias e avança sempre nesse sentido. Temos diversos diferenciais exclusivos porque trabalhamos constantemente para oferecer soluções completas ao mercado, por isso as novidades não param.

A mais recente é a da linha Maxcoating Nanopaint para discos de freios que são revestidos com pintura contendo nanotecnologia exclusiva e patenteada. A linha Maxcoating recebe um revestimento protetivo à base d’água, nanoestrurado com nióbio, atendendo desde aplicações como primer a acabamento final, permitindo a aplicação de baixas espessuras de camada com alta performance anticorrosiva.

A tecnologia “eco friendly” atende ao compromisso da Fremax em adotar soluções sustentáveis, já que a Maxcoating  Nanopaint apresenta ganhos de desempenho no processo de fabricação, com secagem ultrarrápida e baixo  consumo de energia através do exclusivo processo de cura por micro-ondas.

Além da alta performance contra corrosão, visando o atendimento a aplicações em condições climáticas extremas, uma fina camada sem interferência no pré-assentamento, a tecnologia aplicada e o processo produtivo robotizado têm como diferencial a possibilidade e a versatilidade de atender diferentes cores e projetos específicos de clientes. Todo cuidado da Fremax é reconhecido por certificações internacionais, como por exemplo, o ISO 9001 que atesta a qualidade uniforme e a segurança na aplicação dos produtos da marca e a IATF 16949, que atende a todos os requisitos exigidos pelas montadoras de todo o mundo.

 

O Mecânico: Quais as práticas ambientais a Fremax têm tomado para um futuro mais verde?

Julio Cesar da Silva: A questão ambiental é um compromisso da Fremax, com manufatura sediada em Joinville/SC, conquistou sua posição de destaque por ter feito de sua fundição, não só uma de nossas maiores competências, mas um modelo socioambiental sustentável. Como uma empresa da Frasle Mobility, práticas sustentáveis são prioridade. A Fremax tem o programa o Recycle Max voltado para a redução do impacto ambiental no segmento da reparação automotiva realizado em parceria com as oficinas. É um trabalho que começa dentro das oficinas com a conscientização dos profissionais reparadores separando as peças usadas para a nossa equipe recolher. Esse material retorna para a Fremax, onde é derretido e transformado em ferro líquido, mantendo a pureza da liga padrão de alta qualidade, que dará origem a novos discos e tambores de frei. Atualmente, são recolhidos nas oficinas cerca de 250 toneladas por mês de material, exemplo que mostra como é possível trabalharmos juntos pelo consumo consciente e pela educação ambiental.

A destinação correta também promove a economia circular: onde o que é produzido pela Fremax retorna para se transformar em matéria-prima e dar origem outra vez a novos produtos de altíssima qualidade, beneficiando a sociedade e o planeta. A economia circular se sustenta na reinserção de sobras de materiais, como resíduos de pó dos sistemas de exaustão e sucata metálica, na produção das autopeças e componentes automotivos para controle de movimentos. Temos outras iniciativas com esse mesmo intuito, como 100% do cavaco utilizado é reaproveitado no processo, enquanto 100% dos resíduos de emulsão oleosa são reutilizados e 100% das embalagens são feitas com material reciclado.

 

O Mecânico: O que a Fremax tem feito para se aproximar do mecânico?

Julio Cesar da Silva: A Fremax busca estar próxima do mecânico, entender as necessidades e levar soluções que facilitem o dia a dia do mecânico, tudo é pensado dessa forma desde o desenvolvimento de produtos, como até as próprias embalagens para o KitFremax com os itens necessários para a instalação de discos e tambores de freio. Mais resistentes, garantem mais segurança no transporte e estocagem do produto, além de otimizar o espaço e preservar a integridade do produto.

Outro exemplo é a tecnologia Safety Check que consiste em um indicador que permite verificar o nível de desgaste para detectar a hora certa de efetuar a substituição da peça. Temos outras tecnologias exclusivas, como Stop and go que é um acabamento da superfície do disco de freio com ranhuras concêntricas que proporciona melhor e mais rápido assentamento das pastilhas e a liga metálica Carbon Plus, responsável por melhorar a dissipação do calor durante a frenagem, gerando mais eficiência. Há ainda a tecnologia Painted Disc que é a pintura de preto do cubo do disco e do tambor, presente em todo o portfólio, que suporta temperaturas de 600ºC, garantindo a proteção contra a corrosão, preservando a estética do produto e do veículo. E o Ready to go que consiste em uma camada de óleo protetivo que dispensa a limpeza do disco ou tambor antes da aplicação, além de não contaminar as pastilhas e as sapatas, economizando tempo na manutenção do sistema de freio, todas visando facilitar o dia a dia do mecânico e a melhor performance de frenagem para o proprietário do veículo.

Todas essas soluções são desenvolvidas para atender os mecânicos, sempre buscando auxiliar no dia a dia da oficina, além de treinamentos presenciais, conteúdo em canais digitais e suporte da assistência técnica.

 

O Mecânico: Das práticas ambientais que a Fremax tem adotado quais delas envolvem os mecânicos?

Julio Cesar da Silva: Temos o programa de logística reversa para coleta de discos e tambores de freio que estamos ampliando já citado na questão sobre práticas ambientais e, também, usamos embalagens dos produtos totalmente produzidas a partir de materiais reciclados.

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