Nakata destaca os componentes do sistema e os cuidados necessários para identificação de problemas
O sistema de direção é composto por diferentes componentes como volante, coluna de direção, caixa de direção, barra de direção, terminais axiais ou braço de direção como é popularmente conhecido e o terminal de direção.
Como esse sistema está diretamente ligado à movimentação do veículo, a manutenção dos componentes precisa de boas condições.
A Nakata recomenda atenção no momento da manutenção dos terminais e alerta para alguns sinais que pode apresentar danos aos componentes. Ruídos em manobras ou ao passar por vias irregulares, aumento na folga da direção e vibração no volante podem indicar desgaste do terminal axial.
Falhas em outros componentes também podem ocasionar os mesmos sinais, como desgaste na caixa de direção e folga nos terminais da direção, por isso é necessário atenção no momento do diagnóstico e verificação do sistema. Barulho, vibração ou folga na direção também podem apontar problemas no terminal de direção.
Como funciona o sistema?
O volante, geralmente produzido em alumínio revestido de plástico ou couro em formato circular recebe os movimentos do motorista, por meio da coluna de direção que gira no interior da capa com uma junta na ponta, transmite o movimento para a caixa de direção que é responsável pela conversão dos movimentos de rotação do volante, pela barra de direção que conecta a caixa de direção com a manga de eixo do veículo.
Já o terminal axial é uma haste articulada que conecta a caixa de direção aos terminais de roda, responsável pelos movimentos laterais. Há o terminal de direção que faz a ligação do terminal axial ou barra de direção com a manga de eixo.
The post Como identificar desgaste no sistema de direção? appeared first on Revista O Mecânico.
Como identificar desgaste no sistema de direção? Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
Nenhum comentário:
Postar um comentário