A troca de óleo mais frequente, atenção ao sistema de ar, manutenção do filtro e a leitura da moto na pilotagem são essenciais
A Motul destaca quatro dicas para que as motocicletas off-road, que enfrentam condições severas fora de estrada em terrenos de terra ou areia, mantenham o nível de performance esperado pela moto.
1. Troca de óleo: a alta contaminação e o uso intensivo exigem que a verificação e troca de óleo do motor sejam realizadas em intervalos mais frequentes, conforme indicado no manual do proprietário.
2. Admissão de ar: a contaminação do ambiente off-road também afeta o sistema de admissão de ar, responsável por fornecer ar limpo para a câmara de combustão. Para evitar que sujeiras entrem nessa câmara é amplamente utilizado o filtro de ar de espuma, que pode ser lavado e requer atenção específica tanto para limpeza quanto para lubrificação.
3. Filtros: a manutenção do filtro de ar em motos off-road deve ser realizada após cada treino ou corrida, independentemente da modalidade (trilhas, motocross, supercross, supermoto, enduro, rally, trial ou outras).
A vida útil do filtro de ar varia conforme o modo e frequência de uso, além dos cuidados adotados. O mecânico responsável deve inspecionar regularmente a condição da espuma, verificar se todas as partes estão bem coladas e se os guias e encaixes ainda vedam corretamente, e determinar se é necessário substituir o filtro.
4. Comportamento da moto: durante a pilotagem, o comportamento da moto pode indicar a necessidade de troca do filtro de ar. Ficar atento a essas mudanças ajuda a garantir que o equipamento esteja sempre em condições de funcionamento.
The post Como cuidar da motocicleta off-road? Confira dicas da Motul appeared first on Revista O Mecânico.
Como cuidar da motocicleta off-road? Confira dicas da Motul Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
Nenhum comentário:
Postar um comentário