quinta-feira, 8 de agosto de 2024

Tudo sobre a plataforma DM-O da BYD Shark: descrição detalhada e análise

Tecnologia híbrida conta com três motores, sendo um a combustão e dois elétricos, além de tração integral

A BYD apresentou no Festival Interlagos, que acontece entre os dias 9 e 11 de agosto, a picape Shark, que será lançada no Brasil em breve. Diferente dos outros veículos da marca, essa novidade utiliza a plataforma DM-O feita especialmente para veículos off-road. Além disso, o modelo vem equipado com três motores, sendo um a combustão e dois elétricos. Claro, a tração integral. Enfim, destrinchamos essa tecnologia, que logo mais estará no mercado brasileiro.

Segunda a BYD, a plataforma é uma fusão entre a tradicional bateria Blade com uma estrutura de aço de alta resistência chamada de Cell to Chassis – CTC. Portanto, com essa estrutura não fica garantida apenas a segurança da bateria, como eleva a segurança geral do veículo e passageiro em conduções em terrenos acidentados de off-road.

Outro ponto diferente da DM-O para DM-I é que o sistema elétrico EHS está longitudinal, assim como o conjunto motriz a combustão. Inclusive, o motor 1.5 litro turbo a gasolina conta com corrente de comando e não correia dentada. Acoplado ao motor a combustão, há um motor elétrico dianteiro sob o inversor e, por ser um veículo 100% elétrico, não há eixo cardã, uma vez que uma central eletrônica envia a força para o motor elétrico traseiro.

Na dianteira o motor 1.5 litro turbo de quatro cilindros rende até 194 cv e os outros motores elétricos totalizam 231 cv. De acordo com a BYD, são 430 cv. Apesar de não divulgar o torque, a BYD informa que há um controle inteligente de torque, que é capaz de identificar os terrenos acidentados. Também há três bloqueios diferenciais, permitindo que o motorista alterne para a marcha lenta, projetada para cenários off-road, com um simples toque no botão.

Chassi CTC

A plataforma DM-O vem equipada com uma suspensão independente de duplo braço tanto na frente quanto na traseira que, quando combinada com o Sistema de Controle de Corpo Hidráulico DiSus-P, garante conforto semelhante a um SUV mesmo em terrenos acidentados. A plataforma alcança 35% de economia de combustível em comparação com veículos off-road a gasolina.

The post Tudo sobre a plataforma DM-O da BYD Shark: descrição detalhada e análise appeared first on Revista O Mecânico.


Tudo sobre a plataforma DM-O da BYD Shark: descrição detalhada e análise Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário