Componente tem função importante no sistema de lubrificação do motor
Desgaste ou falhas das bronzinas podem comprometer a durabilidade e o funcionamento do motor, visto que elas são responsáveis por reduzir o atrito entre o virabrequim, as bielas e o bloco, permitindo a lubrificação correta e a distribuição uniforme das cargas dinâmicas. Pensando nisso, a revista O Mecânico mostra os principais sinais e como diagnosticar problemas nas bronzinas.
Um dos principais sinais de problemas nas bronzinas é a queda da pressão do óleo, dado que a folga entre a bronzina e virabrequim ou biela aumenta devido ao desgaste, ocorrendo perda de estanqueidade no circuito de lubrificação. Nesse caso, é comum o acendimento da luz de baixa pressão de óleo no painel.
Outro indício frequente é a presença de ruídos metálicos de batida, que pode aumentar em acelerações e desacelerações rápidas e é causado pela folga excessiva na bronzina, que permite que o virabrequim ou biela bata contra ela.
Também, fazer a análise do óleo lubrificante usado pode dar dicas de problemas nas bronzinas, pois resíduos metálicos, partículas de cobre ou chumbo e coloração anormal do óleo podem ser indícios de desgaste de bronzina.
Na desmontagem das bronzinas, sinais de superaquecimento, marcas de danos e riscos profundos indicam que há necessidade de troca do componente. Também, realizar a medição de folga da bronzina com plastigauge ou instrumentos de medição de precisão é fundamental para ter certeza de que o componente está dentro da especificação do fabricante.
Por fim, é importante entender que problemas nas bronzinas normalmente são causados por alguns fatores que precisam ser corrigidos para que as novas bronzinas tenham durabilidade adequada, como falhas no sistema de lubrificação, óleo de baixa qualidade, falta de manutenção preventiva ou superaquecimento recorrente do motor, por exemplo.
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