quinta-feira, 4 de setembro de 2025

Como identificar peças automotivas originais e evitar falsificações; veja dica de um especialista

Especialistas alertam sobre os riscos das peças falsificadas e destacam pontos de atenção nas embalagens para garantir autenticidade

A compra de peças automotivas falsificadas têm se intensificado no Brasil, tornando um problema recorrente no mercado de reposição e, assim, comprometendo tanto a segurança quanto a durabilidade do veículo, bem como a confiança entre o dono do veículo e o mecânico que compra a peça. Portanto, especialistas reforçam que identificar corretamente se o item é original é fundamental para evitar falhas de instalação, prejuízos e retrabalho nas oficinas.

“É crucial ressaltar que a Corteco não vende peças a granel. Os produtos da marca estão sempre em embalagem original e lacrada e devem ser adquiridos em lojas de confiança”, afirma Ricardo Piffer, diretor de Vendas e Operações da Corteco.

Entre os pontos que devem ser observados na embalagem das peças originais estão, o part number, que é código exclusivo que identifica cada peça, a data de fabricação, que garante rastreabilidade e qualidade, o código de barras, permitindo acompanhar o percurso do produto até o ponto de venda, e as informações de aplicação, que indicam os veículos compatíveis, evitando erros na instalação.

Piffer ainda acrescenta: “Lembre-se de que todos os dados sobre os produtos que constam na embalagem são importantes para evitar problemas com a garantia”.
Além disso, os itens falsificados não seguem os padrões exigidos pelas montadoras e podem gerar falhas de funcionamento, além de reduzir a vida útil do veículo. “A falsificação é um problema grave que afeta diretamente o motorista. Ao optar por peças originais, o consumidor garante qualidade, performance e segurança”, complementa Piffer.

The post Como identificar peças automotivas originais e evitar falsificações; veja dica de um especialista appeared first on Revista O Mecânico.


Como identificar peças automotivas originais e evitar falsificações; veja dica de um especialista Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário