Confira os detalhes construtivos do modelo chinês que utiliza a plataforma Volvo EX30
texto Vitor Lima fotos Diego Cesilio
O Zeekr 001 chama atenção por seu visual diferente do habitual, principalmente a versão Flagship, analisada pela Revista O Mecânico, com sua cor Laranja Speed. O modelo desembarcou no Brasil em 10 de outubro de 2024. Com arquitetura elétrica de 800 V aliada a um sistema de recarga ultrarrápido, o modelo pode ir de 10 % a 80 % da carga de bateria em apenas 15 a 30 minutos, variando conforme o tipo de carregador.
ZEEKR 001: plataforma Volvo e alta performance. Mas como será futura manutenção?
Além de tração integral (AWD), o modelo conta com dois motores elétricos de 272 cv cada, posicionados um em cada eixo do veículo que, juntos, produzem até 544 cv (400 kW). A bateria de 100 kWh, com sistema de refrigeração líquida, ajuda o modelo a garantir uma autonomia de até 426 km, de acordo com o ciclo do INMTERO.
No interior, o cockpit reúne uma central multimídia touchscreen de 15,4 polegadas, painel de instrumentos digital de 8,9 polegadas e um display adicional de 5,7 polegadas voltado para os passageiros traseiros, que permite controlar climatização, som e ajustes dos bancos. A conectividade é controlada por processadores Qualcomm Snapdragon 8155 com 16 GB de RAM e 128 GB de armazenamento, além de suporte a atualizações OTA e assistente de voz.
O sistema de som, com assinatura da Yamaha, conta com até 12 alto-falantes e subwoofer. A iluminação ambiental é personalizável, o controle climático funciona em três zonas independentes. O porta-malas tem capacidade para 539 litros e, pode expandir para 2.144 L com o rebatimento dos bancos traseiros.
Na segurança, o Zeekr 001 oferece um pacote robusto com câmeras de alta definição, radares de ondas, sensores ultrassônicos, estrutura reforçada, airbags e zonas de deformação inteligentes. Entre os sistemas de assistência ao condutor estão controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, manutenção e centralização de faixa, alerta de ponto cego, alerta de tráfego cruzado, estacionamento autônomo, visão 360°, monitor de fadiga e reconhecimento de placas de trânsito.
Além disso, o interior ainda conta com bancos dianteiros com ajustes elétricos, ventilação, aquecimento e massagem, teto panorâmico em vidro, carregamento por indução, conexão aos sistemas Android Auto e Apple CarPlay, sistema de comando por voz, Wi-Fi interno, carregamento bidirecional (V2V), retrovisores com ajuste elétrico, direção elétrica com relação variável e suspensão ativa a ar.
Construído sobe a plataforma SEA, mesma utilizada no Volvo EX30 e a picape Riddara RD6, convidamos Maurício Marcelino, professor do SENAI e proprietário da oficina Auto Mecânica Louricar LM, para analisar as condições de manutenção do Zeekr 001 Flagship, que tem preço a partir de R$ 542.000.
POR BAIXO DO CAPÔ
Ao abrir o capô do Zeekr 001, o mecânico irá se deparar com uma tampa plástica que cobre todos os componentes (1) como reservatório do líquido de arrefecimento, inversor elétrico, motor elétrico, entre outros. A Zeekr optou por não deixar os sistemas a mostra e, com isso, na parte dianteira há possibilidade de utilização como um pequeno bagageiro.
Há pequenas janelas de acesso que permitem alguns acessos à componentes como os faróis dianteiros (2). A janela de acesso do lado do motorista do veículo (3), permite o acesso ao reservatório de água do para-brisa, farol dianteiro e, também, ao cabo responsável por cortar a energia do veículo, dedicado aos bombeiros em situações de resgate aos ocupantes do veículo em caso de algum acidente.
A terceira e última janela de acesso, permite que o mecânico tenha contato com os polos positivo e negativo da bateria de 12V, a caixa de fusíveis que está acima da bateria e ao reservatório do fluido de freio. Há possibilidade de enxergar o inversor elétrico e o reservatório do fluido de arrefecimento (4), mas sem acesso ao mecânico.
O prazo para substituição do fluido de freio DOT4 é a cada 24 meses, mas, de acordo com a Zeekr, em uso severo, o período deve ser reduzido pela metade, ou seja, a cada 12 meses. Já o líquido de arrefecimento deve ser substituído a cada 48 meses.
UNDERCAR
O conjunto de suspensão do Zeekr 001 é robusto, com sistema de braços sobrepostos, ou duplo A como é conhecida, em alumínio (5), com foco na resistência e diminuição de peso ao veículo.De acordo com Marcelino, para realizar a substituição dos pivôs de suspensão, provavelmente, será necessário a troca de parte do braço inferior da suspensão.
Para o sistema dianteiro, o veículo conta a construção comum de qualquer carro com bieleta, terminal de direção, semieixo, conector do sensor de ABS. Porém o que chama atenção é que o Zeekr 001 não utiliza amortecedores com molas helicoidais, mas sim, o sistema de suspensão a ar (6). Por ter uma área ampla e extensa de proteções por baixo do Zeekr 001, não é possível mostrar muitos detalhes, porém, o pack de baterias fica localizado na parte central (7) e com indicações para alertar que se trata de um componente com alta tensão.
Na suspensão traseira é utilizado o sistema multilink com braços em liga de alumínio (8), com os mesmos tipos de amortecedores eletrônicos com sistema pneumático que a dianteira, além de sensores de inclinação para ajuste do sistema de suspensão, com a finalidade de proporcionar melhor estabilidade ao veículo. Um dado importante é que, em casos de intervenção com o conjunto de amortecedores do eixo traseiro, não há necessidade de acessar a fixação superior do amortecedor pelo porta-malas do veículo, é possível removê-lo retirando as rodas para ter acesso.
Por conta das proteções plásticas também na parte traseira, não é possível verificar o motor elétrico no eixo traseiro. Todas essas proteções têm o intuído de melhorar a aerodinâmica do veículo.
Posts Relacionados
The post ZEEKR 001 é elétrico premium de meio milhão de reais appeared first on Revista O Mecânico.
ZEEKR 001 é elétrico premium de meio milhão de reais Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
Nenhum comentário:
Postar um comentário