terça-feira, 2 de setembro de 2025

Vendas de veículos caíram 6,9% mesmo após desconto de IPI 

 

 

As vendas de veículos novos no mercado brasileiro apresentaram dado negativo em agosto que teve apenas um dia útil a menos do que em julho desse ano. Dados da Bright Consulting que se antecipa ao fechamento oficial da Fenabrave (federação dos revendedores de veículos), mostram que no mês de agosto de 2025 214.380 veículos novos foram vendidos no mercado. É uma retração de 3,8% em relação a agosto de 2024 e uma queda de 6,9% em relação a julho. A diferença de dias úteis é mínima em função apenas de um feriado em São Paulo, que tem 1/3 das vendas de veículos novos no Brasil.

Os dados mostram que apesar do programa Carro Sustentável do governo federal que reduziu o IPI para modelos mais “eficientes” o efeito prático pode ter sido bem menor do que se esperava. Modelos compactos como Volkswagen Polo e Fiat Argo venderam mais enquanto Renault Kwid e Fiat Mobi, também incluídos no programa, não tiveram alterações significativas no ranking.

 

 

As vendas diretas continuam representando 45,8% do total de veículos vendidos no país, quase metade do mercado com 98.274 unidades. No varejo foram 116.106 unidades, uma queda significativa de 8,7% em relação a julho. 

Até agosto 1.577.739 unidades foram vendidas no país no acumulado de janeiro a agosto. O crescimento é de 3% sobre o mesmo período de 2024. Vale lembrar que expectativas da Fenabrave e Anfavea davam conta de que o crescimento esperado é de 6% para esse ano. Os dados oficiais dos distribuidores de veículos devem ser divulgado ainda nesta semana.

 

The post Vendas de veículos caíram 6,9% mesmo após desconto de IPI  appeared first on Revista O Mecânico.


Vendas de veículos caíram 6,9% mesmo após desconto de IPI  Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário