Órgãos chineses avaliam proibição de maçanetas retráteis em veículos novos a partir de 2027, citando segurança e confiabilidade
Autoridades chinesas estudam proibir maçanetas totalmente retráteis em veículos, incluindo modelos elétricos e de nova energia, alegando riscos à segurança e limitações funcionais. A proposta permitiria apenas maçanetas semi-retráteis ou tradicionais, desde que tenham redundância mecânica para operação confiável. O rascunho da norma deve ser finalizado ainda neste mês por lá, com entrada em vigor prevista para julho de 2027, após um período de transição de um ano, de acordo com sites chineses, que reportaram esse caso.
O uso de maçanetas retráteis cresceu nos últimos anos, principalmente em veículos elétricos, por seu design e supostos ganhos aerodinâmicos. Contudo, estudos elaborados na China mostram que a redução do coeficiente de arrasto é mínima, e o peso adicional das estruturas motorizadas pode eliminar qualquer vantagem. Executivos do setor, como Wei Jianjun, da GWM, destacam problemas de vedação, ruído, peso e dificuldade de uso em emergências.
Lembrando, algumas montadoras já adotaram soluções intermediárias por lá. A Volkswagen, por exemplo, utiliza maçanetas semi-retráteis, enquanto modelos da FAW–Audi, como A5 e Q6 e-tron, contam com cordas de emergência que liberam a maçaneta mecanicamente em caso de colisão.
A proposta integra esforços do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China – MIIT para atualizar normas de segurança veicular. Outras tendências, como substituição de botões físicos por telas sensíveis ao toque e retrovisores eletrônicos, também têm sido alvo de críticas.
Além dos chineses, reguladores internacionais, como o Euro NCAP, anunciaram que, a partir de 2026, veículos que integrarem funções críticas apenas em telas sem controles físicos não receberão avaliação máxima de segurança.
The post Fim da tendência? China pode proibir maçanetas retráteis em carros appeared first on Revista O Mecânico.
Fim da tendência? China pode proibir maçanetas retráteis em carros Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
Nenhum comentário:
Postar um comentário