domingo, 14 de setembro de 2025

Mecânico Responde: Renault Sandero tem marcha lenta oscilando após reparo de calço hidráulico: confira o que pode ser

Problema pode estar relacionado a entrada de ar falso, sensores ou corpo de borboleta

Renault Sandero CVT

O internauta Edmilson relatou que seu Renault Sandero sofreu calço hidráulico, o que exigiu a substituição de uma biela. Depois do reparo, o motor passou a trabalhar acelerado em torno de 1.000 rpm e, ao atingir a temperatura de funcionamento, apresenta oscilação na marcha lenta. Portanto, para responder essa pergunta, a Revista O Mecânico chamou Ulisses Miguel, que participou do quadro Mecânico Responde.

Segundo Ulisses Miguel, há algumas possibilidades para o problema. “Pode ter ocorrido entrada de ar falso por vazamento na admissão, alterando a mistura ar/combustível. Também pode ser falha no sensor de temperatura do motor, que envia informações incorretas ao módulo. Nesse caso, o módulo entende que o motor ainda está frio e aumenta o tempo de injeção, elevando a rotação”, explicou. O consultor também destacou que corpo de borboleta sujo ou desregulado, bem como a válvula IAC (atuador de marcha lenta), podem provocar esse tipo de oscilação. Além disso, pode ser necessário resetar o módulo de injeção para reprogramar parâmetros de borboleta e posição de marcha lenta.

“A primeira medida é checar possíveis entradas de ar com teste de fumaça, depois avaliar sensores e o corpo de borboleta. Em muitos casos, uma simples limpeza ou ajuste já resolve o problema”, completou.
Manter a regulagem correta da marcha lenta é essencial para evitar consumo elevado, falhas na partida e desgaste precoce de componentes do sistema de injeção.

 

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