Falhas na válvula EGR podem afetar a performance do motor
O sistema EGR (Exhaust Gas Recirculation – Recirculação dos Gases de Escapamento) tem a função de recircular parte dos gases de escape para a admissão, reduzindo a formação de óxidos de nitrogênio (NOx). Assim, seu funcionamento pode afetar o comportamento do motor e, pensando nisso, a revista O Mecânico mostra os principais indicativos de problemas no sistema EGR.
Um dos principais sinais de falhas nesse sistema é o acendimento da luz de injeção, que costumam gerar códigos de falha entre P0400 e P0409, que indicam desde fluxo insuficiente até falhas no sensor de posição da válvula.
Outros sintomas possíveis de problemas no EGR são marcha lenta irregular, falhas em acelerações, fumaça excessiva no escapamento e perda de potência em retomadas, geralmente relacionados ao mau funcionamento da válvula EGR, como travamento aberto, carbonização ou falhas nos seus sensores.
Caso a válvula EGR trave em posição aberta, é possível que haja um excesso de gases de escapamento na admissão, gerando em falhas de combustão e fumaça preta. Já o travamento fechado impede a recirculação, aumentando a emissão de NOx.
Para realizar o diagnóstico, é possível um scanner para verificar os parâmetros do sistema EGR, como a atuação da válvula em diferentes regimes de rotação e carga do motor, analisando se seu comportamento está adequado. Também, o excesso de carbonização pode comprometer o sistema e, em alguns casos, a limpeza é suficiente para que ele volte a funcionar.
Por fim, o sistema EGR trabalha em conjunto com outros componentes, como sensor MAP e MAF, dessa forma é preciso verificar todos os elementos do conjunto para evitar a troca desnecessária de componentes do sistema EGR.
The post Veja os sinais de problemas no sistema EGR appeared first on Revista O Mecânico.
Veja os sinais de problemas no sistema EGR Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/


Nenhum comentário:
Postar um comentário