Seguir especificações de torque garante confiabilidade na manutenção
Utilizar o torque correto na hora de instalar os componentes do motor é fundamental para permitir uma vedação correta e a durabilidade de todo o conjunto mecânico, visto que um torque inferior ou superior pode gerar problemas como empenamento, vazamentos de fluídos ou afrouxamento de componentes. Pensando nisso, a revista O Mecânico apresenta o procedimento de aperto das principais peças do motor do Kia Magentis.
Os valores e procedimentos mostrados são válidos para os veículos equipados com o motor quatro cilindros aspirado 2.0 da família Theta e código G4KA, que no Kia Magentis entregava 145 cv a 6.000 rpm com torque máximo de 19,3 kgfm a 4.500 rpm.
Componentes principais
Cabeçote – Os parafusos devem ser apertados em três estágios seguindo a sequência da imagem, com a primeira de 34 Nm, seguido por um aperto em ângulo de 90° e mais uma etapa de 90°.
Capas de biela – Cada uma das capas deve ser fixada em duas etapas: 20 Nm no primeiro aperto, seguido de 90° na segunda etapa.
Mancais do virabrequim – O procedimento se divide em duas fases: aplica-se 30 Nm na primeira e, em seguida, 120° de aperto angular.
Mancais do comando de válvulas – Esse componente precisa ser apertado inicialmente com 12 Nm, enquanto os parafusos M8 recebem torque de 30 Nm.
Volante do motor – Com aperto cruzado, deve ser aplicado 123 Nm nos parafusos.
Platô da embreagem – Os parafusos recebem torque de 30 Nm.
Polia do virabrequim – O aperto é feito com 171 Nm nos parafusos.
Engrenagem do comando – 60 Nm é o torque utilizado nos parafusos.
Parafusos do cárter – Nos parafusos menores é feito o aperto com 11 Nm, enquanto os M8 recebem 28 Nm.
Bomba de óleo ao bloco do motor – O aperto é feito em três etapas, uma de 17 Nm seguida de mais duas de 60°.
Tampa de válvulas – O aperto dos parafusos deve ser feito com 10 Nm.
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