O Mato Grosso do Sul já reciclou mais de 3,5 milhões de filtros usados de óleo lubrificante automotivo por meio do Programa Descarte Consciente Abrafiltros. Desde o início da operação no estado, em 2020, foram destinados corretamente 3.535.433 filtros, o equivalente a 1.290 toneladas de resíduos.
Somente em 2025, o programa reciclou 780 mil filtros, totalizando 284,7 toneladas, volume que superou a meta anual estabelecida pela associação, de 272 toneladas.
Criado pela Associação Brasileira das Empresas de Filtros Automotivos, Industriais e para Estações de Tratamento de Água, Efluentes e Reúso (Abrafiltros), o Descarte Consciente é o primeiro sistema de logística reversa pós-consumo implantado no estado.
Segundo o presidente executivo da entidade, João Moura, o desempenho é destaque mesmo diante dos desafios regionais.
“O Mato Grosso do Sul foi o último estado a ingressar no programa e apresenta evolução consistente, apesar das dificuldades logísticas, como grandes distâncias entre as cidades”, afirma.
Atualmente, o sistema conta com 682 pontos de coleta em 71 municípios sul-mato-grossenses.
Programa atende legislações ambientais
No Mato Grosso do Sul, o Descarte Consciente teve início a partir da Resolução SEMAGRO nº 643/2017, seguindo as exigências da legislação ambiental estadual.
O programa também atende normas semelhantes em outros estados, como São Paulo, Paraná e Espírito Santo, que determinam que fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes são responsáveis pela destinação ambientalmente adequada de resíduos pós-consumo.
De acordo com a ABNT NBR 10.004, filtros usados de óleo lubrificante são classificados como Resíduo Perigoso Classe I, por conterem Óleo Lubrificante Usado Contaminado (OLUC) — substância altamente prejudicial ao solo e aos recursos hídricos.
Como funciona a reciclagem dos filtros
O processo de destinação ambiental ocorre da seguinte forma:
- 75% dos resíduos (elementos filtrantes e vedações) são coprocessados em cimenteiras;
- 23% do material metálico segue para siderúrgicas;
- 2% do OLUC é encaminhado para o rerrefino.
De acordo com Marco Antônio Simon, gestor do programa, o rerrefino remove os contaminantes do óleo usado e o transforma novamente em óleo básico, com qualidade equivalente ao produto de origem.
“Além de preservar o meio ambiente, o rerrefino amplia o aproveitamento dos recursos naturais e contribui para o abastecimento do mercado de lubrificantes”, explica.
Dados do SINDIRREFINO apontam que o rerrefino emite 7,1 vezes menos gases de efeito estufa do que a queima do óleo contaminado.
Programa completa 14 anos em 2026
Criado em 2012, o Programa Descarte Consciente Abrafiltros completa 14 anos em julho de 2026. Atualmente, está presente nos estados de São Paulo, Paraná, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul.
Ao final de 2025, o programa atingiu a marca de 53,2 milhões de filtros de óleo automotivo reciclados em todo o Brasil, consolidando-se como uma das principais iniciativas de logística reversa do setor automotivo nacional.
Mais informações estão disponíveis em: www.abrafiltros.org.br/descarteconsciente
The post MS supera 3,5 milhões de filtros de óleo automotivo reciclados appeared first on Revista O Mecânico.
MS supera 3,5 milhões de filtros de óleo automotivo reciclados Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/


Nenhum comentário:
Postar um comentário