quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Arrefecimento: Qual bomba d’água devo instalar no motor E.Torq?

Diferentes versões de bomba d’água para os motores Fiat E.torQ causam dúvidas na aplicação. Saiba como identificar qual é a peça correta para cada caso

 

 

Nos veículos Fiat com motor E.torQ dotados de direção hidráulica (Palio, Novo Palio, Punto, Idea, Strada, Doblò, Siena, Grand Siena e Bravo), a bomba d’água forma um módulo de eixo único com a bomba de assistência da direção, fazendo com que ambos os componentes sejam movidos pela mesma polia, tocada pela correia de acessórios.

Porém, a Fiat/FCA teve dois fornecedores diferentes desse módulo “geminado” para a linha de montagem (Vetore e Melling) e isso afeta diretamente a escolha da peça na hora do reparo.

“Existem dois códigos da bomba d’água do motor E.torQ na reposição. É obrigatório desmontar o módulo do veículo para saber qual delas está instalada”, afirma o engenheiro de Assistência Técnica da Urba Brosol, Orlando Fernandes.

Ele explica que, embora os dois conjuntos sejam praticamente idênticos por fora, existem diferenças construtivas que impedem o intercâmbio dos componentes de um sistema para outro.

O modelo Vetore possui bomba d’água movida por eixo chavetado (ou arrastado), apoiado em um rolamento interno (código original Fiat 55243968, código Urba UB0774). No modelo Melling, o eixo da bomba hidráulica da direção é passante e rosqueado por dentro do eixo do rotor da bomba d’água, apoiado apenas pelo selo de vedação, sem rolamento (bomba d’água original Fiat 55240487, Urba UB0775). A cor da polia de acionamento pode mudar da original para a peça de reposição, mas as dimensões são as mesmas em qualquer versão.

Segundo o especialista, não existe regra de ano, modelo ou versão de cilindrada para saber previamente que peça pertence a qual veículo. Ambos os conjuntos servem para qualquer Fiat com motor E.torQ, seja 1.6 ou 1.8, e direção hidráulica.

“É possível desmontar apenas a bomba d’água para observá-la, mas é ainda mais trabalhoso”, complementa, apontando que o diagnóstico também depende da observação da bomba da direção.

Já em veículos com motor E.torQ e direção com assistência elétrica (EVO e EVO VIS), não há a bomba hidráulica – a bomba d’água, por sua vez, está localizada na mesma região, movida pela correia de acessórios.

Para mostrar as diferenças entre as duas aplicações, Orlando Fernandes desmontou dois módulos diferentes para apontar as características construtivas de cada um. O procedimento foi feito apenas a título de demonstração. No caso da desmontagem dos módulos na oficina, será necessário o uso de morsa e torquímetro de baixa (de 5 a 20 Nm) para a aplicação dos torques preconizados pela fabricante do veículo.

BOMBAS NA BANCADA

Obs: para simplificar definiremos as bombas como “com rolamento” (Vetore) e “sem rolamento” (Melling).

1) Para remover a tampa da bomba d’água, no caso de ambos os módulos, solte os parafusos de fixação com chave-soquete T25 sempre em ordem cruzada. A tampa é a mesma para os dois conjuntos e, também, para os veículos com motor E.torQ e direção eletroassistida.

2) Ao remover a tampa da bomba d’água, já é possível saber qual é a bomba que está instalada. A bomba d’água sem rolamento possui uma porca na ponta do eixo no rotor: o sextavado serve para, justamente, fixar os eixos das bombas do módulo na desmontagem ou montagem (2a). Já a bomba com rolamento não possui o sextavado, uma vez que os eixos são apenas encaixados entre si (2b).

3) Para desmontar a bomba d’água, em ambos os módulos, solte os três parafusos de fixação de seu corpo com chave-soquete hexalobular T40. Na bomba d’água com rolamento, isso já será suficiente para separá-la da bomba da direção. Na montagem: o torque desses parafusos é de 15 Nm.

4) Na bomba d’água sem rolamento, será necessário separar o eixo do rotor do eixo da bomba da direção. Segure o eixo do rotor pelo sextavado com chave 10 mm e solte o aperto pelo parafuso de fixação da polia com chave hexalobular T50. Prenda a bomba em uma morsa, se necessário, para fazer este procedimento. Se o módulo esteve em uso e houver suspeita de vazamento na bomba d’água, tome cuidado: o eixo pode conter oxidação, o que trava a rosca e, na tentativa de remoção, pode até causar o rompimento do eixo. Na montagem: o torque do eixo da bomba sem rolamento, aplicado pela porca do rotor, é de 8 a 10 Nm.

5)  O especialista da Urba Brosol afirma que “toda bomba d’água vaza”, mas não da maneira que você possa estar imaginando. “Uma pequena quantidade de líquido de arrefecimento atravessa as faces do selo, em forma de vapor, condensa-se e sai pelos orifícios comumente chamados de drenos. Todas as bombas têm isso. O líquido pode entrar em contato com o eixo ou com a rosca e, eventualmente, oxidar e travar a rosca”, aponta Orlando. Os drenos são bem diferentes nas duas bombas. Na bomba sem rolamento, a umidade da região do eixo sai por dois respiros que se comunicam com duas galerias, cada uma com um dreno (5a). Já a bomba com rolamento possui dois furos para direcionar a umidade a galerias semelhantes (5b).

6) Ao comparar os encaixes, é possível ver as principais diferenças entre cada conjunto. Perceba que o eixo que sai da bomba hidráulica no módulo da bomba sem rolamento é mais longo e possui o fuso em sua extremidade (6a). Já no conjunto com rolamento, o eixo é mais curto e, observando a bomba d’água, percebe-se o encaixe da chaveta (6b).

CÓDIGOS DA BOMBA D’ÁGUA PARA MOTOR FIAT E.TORQ:

(6a) Modelo Vetore

Código Fiat: 55243968 Código Urba: UB0774

(6b) Modelo Melling

Código Fiat: 55240487 Código Urba: UB0775

DETALHES DE MONTAGEM

(A) Ao parafusar de volta a tampa da bomba d’água, certifique-se de que o o’ring de vedação é novo e o aperto seja feito de forma cruzada. Lembre-se que a tampa é de alumínio: um aperto “forçado”, sem o assentamento correto, pode fazê-la trincar.

(B) Após instalar o módulo no veículo, verifique tanto o nível do óleo da direção hidráulica (cerca de 680 ml, dependendo do veículo; óleo Tutela Car GI/A ou similar tipo Dexron II) quanto o do líquido do sistema de arrefecimento (5,4 a 5,8 litros, dependendo do modelo) após a montagem. O abastecimento deve ser feito sempre com o fluido adequado indicado pela fabricante do veículo (50% aditivo base orgânica+ 50% de água desmineralizada) ou similar, para que não haja problemas com a formação de oxidação, depósitos ou corrosão. “Lembre-se que alumínio corrói, e corrói bastante”, observa Orlando, da Urba Brosol.

Mais informações – Urba Brosol: (11) 4003-2158

texto e fotos: Fernando Lalli

 

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