quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

ZF atinge 4 milhões de colunas de direção elétricas feitas no Brasil

coluna de direção elétrica ZF

Segundo a ZF, 90% do mercado nacional de veículos será equipado com direção elétrica a partir de 2024

 

A ZF informou que, neste mês, alcançou a marca de quatro milhões de colunas de direção elétricas produzidas em sua fábrica em Limeira/SP. A fabricação local começou em 2012 e o pico foi atingido no ano passado, quando chegou a cerca de 1,1 milhão de unidades, com fornecimento para as principais montadoras do Brasil como FCA, Ford, GM e Volkswagen.

Segundo a empresa, a produção em 2012 começou com 40 mil unidades. “O crescimento de demanda e produção se deve aos novos requisitos de eficiência energética e redução de emissões, melhora no conforto e segurança ao dirigir, além de ser sustentável, em comparação com a direção hidráulica, pois dispensa a bomba de fluído hidráulico. No âmbito global e tecnológico, o aumento da curva de aplicação do EPS também está voltado à tendência de eletrificação e direção autônoma”, afirma Matheus Della Coletta, Gerente Sênior de Vendas da ZF.

A ZF afirma que, em 2009, 89% dos veículos leves produzidos no Brasil eram equipados com sistemas de direção hidráulicos ou mecânicos e somente 11% possuíam direção elétrica. Porém, esses números passaram a ser de 27% para hidráulicos/mecânicos e 73% para sistemas elétricos em 2020. “Estimamos que a partir de 2024 a taxa de aplicação da direção elétrica possa chegar a 90% no mercado nacional”, completa.

O executivo ressalta ainda que as direções elétricas produzidas localmente pela ZF contam com o conceito em que a coluna é interligada a uma Unidade de Controle Central (ECU) e um motor, com designs específicos para cada modelo de veículo e montadora.

A fábrica possui atualmente quatro linhas de produção voltadas exclusivamente para esse componente, sendo que em 2012 era somente uma. A segunda linha de produção foi adicionada em 2015 e a terceira, em 2016. Agora a empresa já está implementando mais uma linha de produção a ser ativada no final de 2020.

“No próximo ano a ZF terá cinco linhas dedicadas exclusivamente à produção de colunas elétricas. Alcançamos um índice de nacionalização de cerca de 40%.  Hoje trabalhamos com a coluna (gear box) nacionalizada e também com a Unidade de Controle Eletrônico – ECU – e estamos em constante busca para aumentar a cada dia o índice de nacionalização deste componente”, destaca Coletta.

O post ZF atinge 4 milhões de colunas de direção elétricas feitas no Brasil apareceu primeiro em Revista O Mecânico.


ZF atinge 4 milhões de colunas de direção elétricas feitas no Brasil Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário