quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Descubra quando sai o resultado do Enem 2021

Conforme vai se aproximando o dia das provas, os participantes do Enem já começam a pensar no resultado.

Será que a prova vai ser difícil? Será que vai cair aquilo que eu estudei? Será que a nota vai ser suficiente para entrar na faculdade?

Tudo isso a gente saberá dentro de alguns meses, quando finalmente serão divulgados os boletins individuais de desempenho.

Até lá, descubra quando saem os resultados do Enem 2021 e o que fazer com a sua nota!

Quando saem os resultados do Enem 2021

A pandemia de 2020 mexeu com todo o calendário do Enem e mexeu pra valer.

As provas, os resultados, os processos seletivos, tudo foi afetado. Até os semestres letivos das universidades foram reestruturados.

Para você ter ideia, o Enem de 2020 não foi realizado no mês de novembro, como sempre aconteceu nos últimos anos, mas em janeiro de 2021, dois meses depois. Se dependesse da vontade do público, as provas seriam aplicadas ainda mais tarde, em maio de 2021. Só que a organização manteve a decisão de realizar as provas em janeiro.

Nesse ritmo, os resultados do Enem 2020 só devem sair no final de março de 2021. Quanto ao Enem 2021, ainda não se sabe se as provas serão realizadas em novembro ou se terão de ser adiadas mais uma vez por causa dos reflexos da pandemia.

Como acessar o resultado do Enem 2021

A data exata dos resultados do Enem 2021 será divulgada na grande imprensa alguns dias antes. Quando o dia chegar, os participantes devem acessar o site oficial do exame, informar os dados de cadastro e finalmente ter acesso às tão esperadas notas finais.

Na tela, será possível ver a pontuação das quatro provas objetivas — Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Matemática.

Também será possível ver a nota final da redação, uma das provas que geram maior expectativa.

No entanto, o espelho da redação, com todos os detalhes da correção do texto, só fica disponível para consulta alguns meses mais tarde.

Os resultados do Enem 2021 vão ser decisivos no momento de batalhar por uma vaga no ensino superior gratuito ou privado.

Veja como participar e ampliar sua chance!

Como usar a nota do Enem 2021 para entrar na faculdade

Assim que sai o resultado do Enem, os participantes começam a se mobilizar para buscar uma vaga na faculdade, mas nem sempre isso é tão simples quanto parece. Normalmente, os processos seletivos são concorridos e exigem uma dose tripla de atenção por parte dos interessados.

O primeiro a abrir as portas é o ingresso direto, modalidade muito comum entre as faculdades privadas. O sistema permite entrar no curso de graduação sem fazer vestibular. Dá para usar a nota do Enem 2021, do Enem 2020, do Enem 2019 e muitas vezes de qualquer outro a partir de 2010.

O ingresso direto vale para cursos presenciais e a distância, só não pode ser usado para Medicina, que, na maioria dos casos, tem um vestibular diferente dos demais cursos.

Alguns dias depois da divulgação do resultado do Enem, o tão esperado Sisu abre inscrições. É nesse momento que os milhões de participantes do Enem vão tentar uma vaga no ensino superior gratuito, em universidades e institutos federais espalhados por todo país.

Esse é um dos programas que demandam maior mobilização, porque a cada minuto chegam mais e mais participantes, e aqueles que tiverem as maiores notas na prova vão levar a vaga desejada.

A seleção dura mais ou menos uma semana. Nesse período, os candidatos podem procurar as opções que comportem sua nota. Um bom desempenho no Enem 2021 amplia as chances de sucesso nas duas edições do Sisu previstas para 2022: no primeiro e no segundo semestre.

Se o calendário do Enem voltar o normal, depois do Sisu começa um ProUni, programa que distribui bolsas de estudos em faculdades privadas.

A seleção também é pautada pela nota no Enem, ou seja: leva quem tiver a maior. O ProUni tem algumas diferenças em relação ao Sisu. Por exemplo, os candidatos precisam atender a requisitos de renda e formação escolar, além de apresentar pelo menos 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação. Até segunda ordem, estão previstas duas edições do ProUni para 2022.

Por fim, temos o FIES, o programa de financiamento estudantil do governo federal. Para conseguir ajuda e bancar o curso superior, os interessados precisam ter uma boa nota no Enem e passar por um processo seletivo, que, por sorte, não é tão concorrido quanto o ProUni e o Sisu.

No FIES dá para usar qualquer nota do Enem a partir de 2010, o que é uma facilidade tanto. Os participantes também precisam se enquadrar em requisitos de renda familiar e desempenho no Enem.

Faculdades que aceitam a nota do Enem 2021

Embora as datas ainda estejam incertas, algo deve se manter como antes no Enem 2021: a grande aceitação nas faculdades brasileiras.

Por isso, não é difícil encontrar a vaga desejada em uma instituição de qualidade perto de você, seja ela pública ou privada

Nossa recomendação é que você dê prioridade a instituições que sejam bem avaliadas pelo MEC e que tenham o curso certo para a carreira que você quer seguir.

A seguir, apresentamos algumas sugestões de faculdades que você vai encontrar no ingresso direto, no ProUni e no FIES. Clique para conhecer:

Veja também:

Descubra que notas você precisa tirar no ENEM em cada curso

E aí, você acha que o Enem 2021 vai voltar ao “normal”? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar

Descubra quando sai o resultado do Enem 2021 Publicado primeiro em https://www.guiadacarreira.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário