Entenda o que é e para que serve o espelho da Redação do Enem 2020 e como acessá-lo!
Você sabia que é possível acessar a correção de sua redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ler os comentários deixados pelos avaliadores? Essa vista pedagógica nada mais é do que o espelho da redação do Enem 2020.
Todos os candidatos que participarem do Enem 2020 terão direito a visualizar uma cópia digitalizada de sua redação corrigida, com a nota comentada sobre cada uma das competências avaliadas na prova.
Continue a leitura deste artigo para saber como é avaliada a redação do Enem e entender a nota e comentários encontrados na vista pedagógica.
Para que serve o espelho da redação do Enem?
Acessar o espelho da redação do Enem 2020 ajuda o estudante a entender sua nota na avaliação e a usá-la para compreender quais pontos precisa melhorar para escrever textos mais adequados.
O nome formal do espelho da redação é vista pedagógica. Tem esse nome justamente por que a disponibilização da correção e comentários sobre as competências exigidas pela prova serve para fins educacionais e de aprimoramento. Além disso, o espelho da redação do Enem 2020 auxilia o aluno na compreensão da nota, mas não tem a finalidade de ser usado para contestá-la.
Como acessar a vista pedagógica da redação?
Para acessar o espelho da redação do Enem 2020, o participante deverá, após a divulgação oficial dos resultados, acessar o aplicativo ou site do Enem/Inep e fazer login, com CPF e senha cadastrados, na seção Página do Participante. O link de acesso é <enem.inep.gov.br/participante>.
Quando será divulgado o espelho da redação do Enem 2020?
Devido à pandemia de covid-19, o cronograma de aplicação e avaliação do Enem 2020 foi adiado, bem como a data de divulgação dos resultados e da vista pedagógica da redação.
De acordo com os editais vigentes do Enem 2020, “o participante poderá ter acesso à vista de sua prova de redação exclusivamente para fins pedagógicos, após a divulgação do resultado, em data a ser divulgada posteriormente”.
Como a aplicação do Enem 2020 acontece entre 17 de janeiro e 25 de fevereiro de 2021, datas bem próximas do início do ano letivo, a expectativa é de que os resultados sejam disponibilizados até, no máximo, dia 29 de março de 2021.
Como funciona a avaliação da redação do Enem?
Ao acessar o espelho da redação do Enem 2020, o aluno poderá visualizar a nota recebida em cada uma das cinco competências exigidas para a construção do texto e ler os comentários deixados pelos avaliadores.
Mas, quais são essas competências e como serão avaliadas? Confira a seguir algumas dicas importantes para não ter nenhuma surpresa com o resultado de sua redação.
O que será avaliado no texto da redação?
As cinco competências que serão avaliadas na redação do Enem 2020 são as seguintes:
- Domínio da norma culta da língua escrita.
- Compreensão da proposta da redação.
- Coerência do texto.
- Conhecimento dos mecanismos linguísticos.
- Proposta de intervenção para o problema abordado.
Como será avaliada a redação do Enem 2020?
A redação do Enem 2020 será corrigida por dois avaliadores de forma independente. Cada um deles irá avaliar as cinco competências, dando uma nota de zero a duzentos para cada uma delas.
A nota total de cada avaliador será a soma das notas dadas às competências avaliadas, podendo chegar até 1000 pontos. Já a nota final da redação será a média aritmética entre as notas totais dos dois avaliadores.
As notas e os comentários deixados pelos avaliadores poderão ser visualizados pelo aluno no espelho da redação do Enem 2020.
O que pode zerar a redação do Enem?
Também é importante o estudante ter ciência dos motivos que podem levar os avaliadores a zerar a nota de uma redação. Assim, tornam-se cientes do que NÃO FAZER durante a construção do texto.
Esses motivos poderão ser encontrados na vista pedagógica de uma redação que recebeu a nota zero. Confira quais são eles, de acordo com o Edital do Enem 2020:
- Não atender à proposta solicitada ou utilizar de outra estrutura que não seja a dissertativo-argumentativa. Isso configura “Fuga ao tema/não atendimento à estrutura dissertativo-argumentativa”;
- Não apresentar texto escrito na Folha de Redação, que será considerada “Em Branco”. A folha de rascunho não será corrigida;
- Ter até 7 linhas de conteúdo – ou até 10 linhas no Sistema Braile – o que irá configurar “Texto insuficiente”;
- Apresentar impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, o que irá configurar “Anulada”;
- Apresentar parte do texto desconectada com o tema proposto, o que irá configurar “Anulada”;
- Apresentar nome, assinatura, rubrica ou qualquer outra forma de identificação no espaço destinado exclusivamente à redação, o que irá configurar “Anulada”;
- Escrever predominante ou integralmente em língua estrangeira;
- Apresentar letra ilegível, que impossibilite a leitura pelos avaliadores. Isso irá configurar “Anulada”.
Como entrar na faculdade com a nota do Enem?
O Enem é composto de uma prova objetiva, com questões de múltipla escolha, e da redação. E cada uma delas vale até 1000 pontos, ou seja, a redação vale metade da pontuação total do Enem. Por isso, a nota da redação do Enem é uma das principais preocupações dos estudantes que realizam a prova.
Além disso, ainda que o estudante erre todas as questões da prova objetiva, não terá nota zero, já que a menor nota possível no sistema de avaliação é 200. Da mesma forma, é muito difícil que o candidato consiga a nota máxima nessa prova.
Já em relação à redação, a avaliação é diferente. Por ser corrigida manualmente e considerar critérios bem específicos, é possível que o participante obtenha tanto a nota zero, tendo sua redação anulada, quanto conquiste a nota máxima.
Por isso, uma boa redação garante uma pontuação alta no Enem e representa a oportunidade do candidato conseguir ingressar na faculdade com ótimos descontos. Confira algumas faculdades bem reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) que aceitam a nota do Enem como forma de ingresso:
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Cruzeiro do Sul Virtual (a distância)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
- Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
Veja também: Entenda como funciona o resultado do Enem 2020
E aí, você já sabe onde estudar com sua nota do Enem 2020? Conte aqui pra gente nos comentários!
Saiba o que é o espelho da Redação do Enem 2020 Publicado primeiro em https://www.guiadacarreira.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário