quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Veja como saber seu local de prova do Enem 2021

Vai fazer o Enem 2021? Fique de olho nas informações sobre o local de prova e outros detalhes da avaliação

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a principal forma de ingresso no Ensino Superior do País, pelo alcance nacional e pelo volume de participantes. Na última edição, a prova registrou 5,8 milhões de inscritos.

Apesar de ser voltado para quem deseja conseguir uma vaga em um curso de graduação, o Enem também pode ser feito por treineiros e, nesse caso, qualquer pessoa pode participar. Mas, para aqueles que tenham interesse no Ensino Superior, é exigido que tenham concluído o Ensino Médio. 

Seja como treineiro ou como candidato à uma vaga em um curso superior, fato é que aqueles que possuem interesse em participar da prova devem ficar atentos às datas de inscrições e solicitações que os participantes podem fazer, assim como às datas que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulga informações sobre a prova, como o local de aplicação do exame.

Quando sai o local de prova do Enem 2021?

Até o momento, não há informações sobre o local de prova do Enem 2021, que normalmente é divulgado no edital da prova, junto com as datas de outras etapas que fazem parte do Exame. Na edição anterior, o edital foi publicado em março.

De qualquer forma, uma maneira de manter-se informado é ficar atento aos meios de comunicação oficiais do Inep ou pelo Ministério da Educação (MEC), que sempre divulgam informações e decisões relacionadas à prova.

Como saber o seu local de prova do Enem?

O local de prova do Enem pode ser acessado por meio da Página do Participante da prova. Após acessá-la e fazer login com o cadastro do portal Gov.Br, o candidato deve selecionar a opção “Aplicação” e, em seguida, clicar em “Local de Prova”. Feito isso, aparecerá um botão escrito “Local de Prova”; ao selecionar o botão, aparecerá o Cartão de Confirmação com informações sobre o local de prova do participante.

Como o local de prova é escolhido?

As provas do Enem são aplicadas em instituições de Ensino Básico e Ensino Superior que se disponibilizam para ser um local de prova.

A partir da lista de instituições de ensino, o Inep estabelece uma relação com o endereço informado por cada candidato no momento de inscrição e seleciona a opção que terá um menor trajeto para o participante.

Como funciona a prova do Enem?

A prova do Enem é realizada em dois dias, normalmente aos domingos, e cada dia é destinado para conteúdos diferentes.

No primeiro dia de aplicação, além da Redação, os participantes fazem a prova de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas. O segundo dia é destinado para as provas de Ciências da Natureza e Ciências Exatas.

Além do Enem Impresso, também há o Enem Digital, com sua primeira edição em 2020. Nesse modelo, os conteúdos cobrados são os mesmos, mas as questões objetivas são respondidas em um computador e apenas a redação é feita no formato impresso. As datas de aplicação do Enem Digital são distintas do Enem Impresso, mas ambas ainda não foram divulgadas pelo Inep. Embora a prova seja digital, os candidatos também deverão comparecer aos locais autorizados pelo MEC para a aplicação da prova, que serão informados durante a divulgação dos locais de prova do Enem 2021.

Como usar a nota do Enem 2021?

As notas do Enem podem ser usadas em programas do governo como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e diretamente em Instituições de Ensino Superior (IES) privadas.

Os programas de governo selecionam os candidatos com as maiores notas para ocuparem vagas em IES públicas e privadas. O Fies, por exemplo, oferece aos selecionados um financiamento das mensalidades do curso escolhido pelo participante em uma instituição particular, e o valor só deve ser devolvido de forma parcelada após o término da graduação.

Já o Prouni, concede bolsas de estudo parciais (50%) e integrais (100%) para candidatos de baixa renda. Por fim, o Sisu disponibiliza vagas em universidades públicas para os participantes que obtiverem as maiores notas.

Para além dos programas de governo, muitas IES privadas também aceitam a nota do Enem como substituta do vestibular próprio da instituição. Em alguns casos, a universidade oferece descontos e até bolsa de estudo para aqueles que tiverem um alto desempenho no Enem.

A seguir, é possível conferir uma pequena lista com algumas opções de instituições de ensino privadas que aceitam a nota do Enem, todas com a autorização e reconhecimento do MEC, que são fundamentais para a validação do diploma. Confira:

Já escolheu um curso e como utilizar a sua nota do Enem? Compartilhe suas escolhas com a gente pelos comentários abaixo!

Compartilhar

Veja como saber seu local de prova do Enem 2021 Publicado primeiro em https://www.guiadacarreira.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário