segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Relembre as evoluções do motor Cummins 6,7L

motor Cummins 6,7L

Motor turbo diesel foi desenvolvido nos Estados Unidos em parceria com o time de engenharia brasileira

 

A Cummins destaca todas as melhorias desenvolvidas no motor turbo diesel de 6,7 litros, que equipa a picape Ram 2500. Dotado de seis cilindros em linha, o novo bloco passou a ser feito de ferro fundido vermicular, material que apresenta maior resistência estrutural e menores níveis de ruído, vibração e aspereza, além de contribuir consideravelmente na redução de peso do propulsor em 28 kg.

Outras mudanças incluem o cabeçote, as válvulas de escape e os balancins, guiados por um eixo de comando oco. Também são novos bielas, bronzinas, anéis com redução de atrito e pistões, agora mais leves e resistentes, redesenhados para otimizar a combustão.
Já a turbina HE300 de geometria variável (VGT) foi aperfeiçoada, conectada a um coletor de escape inteiramente novo, além de todo o sistema de alimentação ter sido reprojetado, desde a flauta dos injetores de alta pressão (que aumentou de 1800 para 2000 bar), passando pela bomba, filtro e linha de combustível.
Os números finais têm 35 cv a mais de potência e 6,7 kgfm de torque em relação ao antecessor, totalizando 365 cv e 110,7 kgfm. No caso da Ram 2500 Laramie, há ainda o emprego de aletas ativas logo atrás da grade dianteira, que se abrem e fecham automaticamente para controlar o fluxo de ar para o motor, reduzindo o arrasto aerodinâmico quando possível e contribuindo para um menor consumo de combustível.

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