O mercado de trabalho é cada vez mais concorrido. A entrada constante de novos profissionais e as tecnologias que não param de surgir fazem com que a qualificação constante seja uma regra. Por isso, após a graduação, muitos profissionais procuram continuar se especializando.
Mas, nesse caso, é melhor fazer uma pós-graduação ou um mestrado? Afinal, qual é a diferença entre uma pós-graduação e um mestrado?
De antemão, pode-se dizer que existem muitas diferenças! Conheça melhor cada uma dessas formações para saber qual é a melhor para você!
+ Qual é a diferença entre lato sensu e stricto sensu?
Qual é a diferença entre uma pós-graduação e um mestrado?
De modo geral, a pós-graduação é um curso mais curto que um mestrado. Por isso, os cursos de pós-graduação são criados com o intuito de atender a demandas mais específicas e pontuais por parte do mercado de trabalho e também dos profissionais. Já um mestrado possui uma duração maior, além de proporcionar uma formação mais ampla.
Assim, a escolha sobre cursar uma pós-graduação ou mestrado depende dos objetivos profissionais de cada um. Conheça melhor as características de cada uma dessas diferentes formações.
Veja como é uma pós-graduação
Segundo a Semesp, entidade que representa instituições de ensino superior do Brasil, mais de 6,3 milhões de pessoas com 24 anos ou mais, já concluíram um curso de pós-graduação até 2021. O número demonstra que tanto a oferta quanto a procura aumentam ano após ano.
Isso acontece porque a formação é valorizada e requisitados pelo mercado de trabalho. Ainda de acordo com a Semesp, as áreas mais procuradas pelas estudantes que querem cursar uma pós-graduação, são:
- Educação;
- Ciências Sociais;
- Negócios;
- Administração;
- Direito;
- Saúde e bem-estar social.
Em gera, os cursos de especialização duram em torno de 12 meses. Algumas, porém, chegam a durar até 18 meses. Além disso, há cursos nas modalidades a distância e presencial.
+ Cursos de pós-graduação crescem mesmo com pandemia
Veja como é um mestrado
O mestrado, por sua vez, é uma pós-graduação strictu sensu. O curso tem o intuito de dar sequência aos estudos realizados na graduação ou de realizar uma recolocação profissional, se for o caso. Além disso, o curso de mestrado é mais longo que o de uma pós-graduação, já que ele tem uma duração de 12 a 30 meses, segundo o prazo estipulado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para o recebimento da titulação.
Outra caraterística do mestrado é que ele permite ao estudante a especialização em determinada área, o que o permite se tornar um professor universitário. Além disso, no mercado de trabalho, as habilidades técnicas adquiridas ao longo da formação tendem a ser requisitadas.
Isso porque o profissional com mestrado possui conhecimentos inovadores e repertório amplo, adquirido ao longo da formação. Em relação à oferta de cursos, de acordo com a CAPES, os cursos de pós-graduação stricto sensu cresceram 48% na última década.
A tendência de crescimento demonstra que há uma demanda pode parte dos estudantes e do mercado de trabalho. Segundo os dados divulgados pela Capes, houve um acréscimo de 3.128 programas, em 2011, para 4.650, em 2020.
Qual é melhor fazer: especialização ou mestrado?
Como vimos, as diferenças entre o mestrado e a pós-graduação, também chamada de especialização, faz com que a escolha entre um e outra considere os objetivos profissionais do estudante.
Os cursos de especialização costumam ser mais curtos e baratos do que os de mestrado. Além disso, uma pós-graduação tende a ter uma aplicação rápida, já que a formação visa atender demandas específicas por parte do estudante.
+ Conheça 7 pós-graduações para quem é formado em Letras
Já o mestrado, por ser mais abrangente, requer mais tempo para ser concluído, além de proporcionar um repertório maior ao estudantes. Ainda assim, o curso de mestrado nem sempre atende aos objetivos profissionais de cada um.
Por isso, o processo de escolha deve levar em consideração alguns fatores, como:
- tempo médio de formação;
- valor investido na formação;
- expectativa de retorno do dinheiro investido;
- objetivos profissionais.
+ Mulheres na pós-graduação: perspectivas e desafios
Para que serve um mestrado?
De modo geral, o mestrado serve para qualificar o profissional ou para realizar a sua recolocação no mercado de trabalho. Se o estudante segue com os estudos na mesma área em que fez a graduação, acontece uma especialização, já que determinados assuntos serão estudados de modo intenso.
No entanto, se o estudante opta por cursar um mestrado em uma área diferente da que fez graduação, o curso pode promover a recolocação desse profissional. Por exemplo, uma pessoa formada em Letras pode realizar um mestrado na área de Comunicação, caso queira trabalhar com veículos de informação e comunicação, como jornais, revistas, redes de televisão e rádio, entre outros.
Além disso, os interessados em seguir a carreira de professor universitário devem, necessariamente, cursar um mestrado. Isso porque a titulação é exigida em diversos editais públicos de contratação. E, mesmo na rede particular e ensino, poucos são os docentes contratados sem o mestrado.
+ Como e onde fazer um mestrado a distância?
Onde estudar uma pós-graduação ou mestrado?
Agora que você já conhece a diferença entre pós-graduação e mestrado e sabe o quão requisitados pelo mercado de trabalho são os profissionais qualificados, que tal se matricular em um dos cursos?
Confira, a seguir, a lista de instituições de ensino superior que oferecem bolsas de estudo de até 80% para cursos de pós-graduação:
Qual é a diferença entre pós-graduação e mestrado? Publicado primeiro em https://www.guiadacarreira.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário