quinta-feira, 10 de março de 2022

Stuttgart inaugura oficina para reparo de baterias de lítio

Stuttgart Service | Body & Paint

Oficina em SP terá um técnico para reparo nas baterias de elétricos e híbridos da Porsche, além de uma cabine para reparo em carrocerias de alumínio

 

Os carros elétricos e híbridos já são o presente, não só um objetivo futuro distante. E para atender a essa demanda crescente, a Stuttgart, gestora da maior rede de Porsche Centers do Brasil, anuncia dois espaços exclusivos em sua oficina em São Paulo. Batizado de Stuttgart Service | Body & Paint, o local abriga a única cabine de reparos de carrocerias de alumínio da América Latina e o único espaço dedicado à manutenção e reparos de baterias elétricas de alta tensão para veículos híbridos e elétricos do Brasil.

No espaço, de 3.942 m², funciona somente a oficina para manutenção dos veículos Porsche, embora também ofereça dois carregadores ultrarrápidos para que os clientes possam recarregar as baterias dos veículos enquanto aguardam em um espaço seguro. Não há showroom nem venda de veículos no local. A oficina possui sete elevadores, sendo dois de box rápido e cinco para diagnóstico.

Stuttgart Service | Body & Paint

“É uma preparação para a mobilidade elétrica, que ganha cada vez mais adeptos. Já existe no Brasil uma quantidade expressiva de Porsches de propulsão híbrida ou 100% elétrica e a Stuttgart está preparada para atender os proprietários desses automóveis com total eficiência”, afirma Marcel Visconde, presidente da Stuttgart Porsche. Vale destacar que os planos da Porsche são de atingir 80% de suas vendas com modelos eletrificados até 2030.

Reparo nas baterias de alta tensão

A Stuttgart já conta com uma equipe de técnicos especializados para prestar serviços de manutenção no sistema de carros elétricos e híbridos, chamados de HVT (High Voltage Technician). Eles receberam treinamento no Brasil e empregam ferramentas especiais e EPI’s exclusivos para esse trabalho. A empresa não soube precisar o número exato de colaboradores com essa capacitação somando todas as unidades, mas agora ela dá um passo à frente capacitando técnicos para fazer o reparo especificamente nas baterias de alta tensão de lítio.

Por enquanto, há apenas um funcionário da Stuttgart com essa certificação, a HVE (High Voltage Expert), que recebeu treinamento na Alemanha. Porém, já existem planos de treinar outros colaboradores para que possam desempenhar essa função assim que houver disponibilidade junto à matriz da Porsche no Velho Continente.

Stuttgart Service | Body & Paint

Para trabalhar nessas baterias, foi criada uma sala fechada, garantindo a segurança do operador e dos demais dentro da oficina. O espaço permite desmontar a bateria e fazer reparos ou substituir componentes, conforme a necessidade. Até o momento, foram feitos poucos atendimentos desse tipo, algo entre dois ou três, segundo a empresa. Isso porque que os veículos elétricos e híbridos da Porsche ainda são bastante recentes e não devem demandar manutenção da bateria por anos. Aliás, a garantia da bateria é de oito anos, mas sua vida útil é estimada em um período maior.

O Stuttgart Service | Body & Paint poderá receber modelos de outras regiões do país, se forem necessários reparos mais detalhados que exijam a estrutura da oficina. Contudo, a companhia afirma que também é possível prestar assistência no local de residência do cliente, mesmo para a bateria de alta tensão.

Stuttgart Service | Body & Paint

Funilaria e pintura

No segundo andar do local funcionam os serviços de revitalização estética, incluindo a nova cabine de reparo de carrocerias de alumínio e as cabines de pintura. A Stuttgart explica que os resíduos de alumínio são tóxicos, de modo que a cabine é selada e conta com sistema de filtro que assegura a qualidade do ar para o operador em seu interior, além de garantir a qualidade no serviço no veículo.

Atualmente, todos os veículos da Porsche contam com alumínio em suas carrocerias, em maiores ou menores proporções. Segundo a Stuttgart, o material passou a ser utilizado no Panamera, em 2010, popularizando-se com o passar dos anos. As carrocerias Porsche contam com mix de materiais, como aço, alumínio, polímeros estruturais e fibra de carbono. Hoje, o Macan é o único modelo da marca que ainda emprega mais aço em sua estrutura. Ou seja, a demanda para a nova cabine de reparo de carrocerias de alumínio deve ser elevada, por incluir uma grande variedade de modelos e de mais de uma década.

Oficina Stuttgart Service | Body & Paint reparo baterias e carrocerias de alumínio

A previsão é que o Stuttgart Service | Body & Paint receba de 140 a 180 carros por mês para serviços de oficina e de 40 a 60 carros por mês para trabalhos de funilaria e pintura. Considerando apenas a área de funilaria, a capacidade do local permite atender 200 carros por mês.

Stuttgart Service | Body & Paint
Avenida das Nações Unidas, 16.427 – São Paulo-SP
Tel. (11) 5645-6900

 

Fotos: Divulgação

The post Stuttgart inaugura oficina para reparo de baterias de lítio appeared first on Revista O Mecânico.


Stuttgart inaugura oficina para reparo de baterias de lítio Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário